Pular para o conteúdo
Política

Corte de gastos vai garantir credibilidade para receber recursos da União, diz Fabio Rocha

Campo Grande precisa voltar a ocupar posições mais atrativas na Capag, defende o parlamentar
Vinicios Araujo, Fábio Oruê -
Fábio Rocha (União) | (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Para o vereador Fabio Rocha, do União Brasil, as determinações de impostas pela prefeita (PP) estão recuperando a credibilidade necessária para que receba recursos da União, essenciais para obras estruturantes na Capital.

Ao Midiamax, ele destacou a importância da nova fase do plano de austeridade apresentado à Câmara, dando continuidade à economia de R$ 20 milhões já obtida nos primeiros meses do ano.

“É importante porque a prefeitura, para ela poder receber recursos federais, como o PAC [Programa de Aceleração e Crescimento], você tem que estar enquadrado em alguns normativos”, destacou o parlamentar, lembrando que Campo Grande precisa voltar a ocupar posições mais atrativas na Capag (Capacidade de Pagamento), avaliação realizada pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional) para verificar a saúde financeira de estados e municípios brasileiros.

“Esse pacote que está vindo para cá para reduzir gastos, que estão sendo utilizados de formas indevidas, ou até mesmo acima do teto, vem para poder sobrar um recurso, para poder normalizar [as contas] e ficar na Capag A e B. Ela ficando entre a Capag A e B, ela vai estar apta a receber esses programas de acelerações, emendas, recursos federais que, no momento, ela não está apta”, concluiu.

Adriane corta gastos e projeta novas obras

Para garantir a liberação de recursos que vão viabilizar obras estruturantes pela Capital, a prefeita Adriane Lopes avança com mais medidas de austeridade que vão dar continuidade ao plano de enxugamento da máquina pública.

Após promover economias que superam R$ 30 milhões ao caixa da administração municipal, Adriane agora determina a implantação de teto de gastos, limitando o crescimento das despesas à inflação, a centralização financeira e o de pagamentos — ferramenta que permite à Prefeitura obter descontos com fornecedores, aumentando a eficiência no uso dos recursos públicos.

Segundo a administração municipal, essas mudanças são avaliadas pela Secretaria do Tesouro Nacional e impactam diretamente na Capag (Capacidade de Pagamento) do município, um indicador que funciona como um “score fiscal” das cidades.

A expectativa é que, com o avanço das reformas, Campo Grande destrave recursos para obras em todas as regiões da cidade, incluindo um extenso programa de pavimentação e recuperação de vias.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued