Pular para o conteúdo
Política

CPI acusa manipulação de relatório de qualidade do Consórcio e pede anulação

Relatório ainda defende a desvinculação da Agereg da Casa Civil por autonomia
Vinicios Araujo -
Ônibus lotado, veículos quebrando e calorão são um drama frequente de quem usa ônibus na Capital. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigou o e a precariedade do na Capital, protocolou duas recomendações direcionadas ao Poder Executivo de .

O documento solicita a revogação do relatório que monitora a qualidade do serviço e a desvinculação da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos) da Secretaria da Casa Civil, visando garantir sua autonomia.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A primeira recomendação foca no Remid (Relatório de Monitoramento dos Índices de Desempenho), instituído em 2024. O parlamentar aponta a existência de “indícios de manipulação das informações”, argumentando que os índices de desempenho divulgados não refletem a qualidade do serviço percebida pelos usuários.

O documento destaca que os dados para a elaboração do relatório são fornecidos unilateralmente pelo próprio Consórcio Guaicurus, concessionária exclusiva do serviço.

As recomendações foram sugeridas por Maicon Nogueira (PP), membro da comissão que investigou o serviço ao longo dos últimos cinco meses.

Para o vereador, a prática “compromete a imparcialidade e a credibilidade dos resultados apresentados”, sugerindo falhas metodológicas na coleta e análise das informações.

A recomendação se baseia nas diretrizes do edital de licitação de 2013 e no contrato bilionário de concessão firmado em 2012.

“Os índices de desempenho nele divulgados não correspondem, de forma fidedigna, à qualidade do serviço percebida pelos usuários do sistema de transporte coletivo urbano do Município de Campo Grande-MS”, destaca.

Ao longo da CPI, foram registradas quase 700 denúncias contra o serviço dos ônibus na Capital. Uma audiência popular chegou a dar voz aos usuários em junho, ampliando o reconhecimento sobre a insatisfação dos usuários diante da densidade da precariedade do serviço.

Desvinculação da Agereg

Na segunda recomendação, Maicon Nogueira defende a autonomia administrativa, técnica, decisória e financeira da Agereg.

Ele solicita que a agência seja desvinculada da Secretaria da Casa Civil, com base na Lei Federal nº 13.848/2019, conhecida como a lei das agências reguladoras.

Conforme o documento, a atual vinculação da Agereg a um órgão da Administração Direta “compromete sua independência”, o que contraria os princípios de imparcialidade, segurança jurídica e eficiência que devem nortear a atuação de um órgão regulador.

As recomendações foram emitidas em 3 de setembro e encaminhadas à relatora Ana Portela para composição do relatório final.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued