Pular para o conteúdo
Política

CPI do Consórcio vai verificar declarações divergentes de servidores da Agereg e Agetran

Depoimentos nas oitivas contaram com ‘jogo de responsabilidade’ entre agências
Dândara Genelhú, Thalya Godoy -
cooptação cpi consórcio declarações
CPI terá verificação dos depoimentos (Helder Carvalho, Midiamax)

Os vereadores da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus vão verificar declarações divergentes de servidores da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) e (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). Convidados para oitivas fizeram ‘jogo de responsabilidade’ entre as agências.

Nos depoimentos, os responsáveis apontaram uma à outra como fiscalizadoras. Assim, nesta quarta-feira (7), aprovaram requerimento de Ana Portela (PL) para acareação entre as informações.

Além disso, em oitiva do Chefe de Execução do Time Auditoria da Agetran, Luiz Cláudio Pissurno Chaves, a vereadora solicitou: “que a Agetran disponibilizasse para essa comissão todas as notificações enviadas nos últimos cinco anos para a Agereg”.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Questionado sobre as autuações da Agência, o auditor afirmou que é responsabilidade da Agereg. “Cabe a Agetran avisar a Agereg isso, tem como pegar o documento lá e verificar que o ônibus está com idade superior da prevista, mas não cabe a gente multar”, disse.

Neste sentido, Ana Portela pediu esclarecimentos ao auditor. “O que está acontecendo nessa CPI, é que a Agetran fez todo o papel deles, mas quem não está cumprindo seria a Agereg”. Assim, o auditor concordou e se limitou a dizer que “é isso”.

Ana Portela solicitou a verificação. (Helder Carvalho, Midiamax)

Relembre

Contudo, o diretor da Agereg, José Mario Nunes da Silva, já havia colocado ‘nas mãos’ da Agetran a responsabilidade sobre a fiscalização do transporte coletivo.

Isso porque em oitiva, o diretor-presidente resumiu a atuação da Agereg: “Notifica o Consórcio, caso não atenda, gera multa”.

Nos últimos quatro meses, disse que aplicaram sete multas ao Consórcio, incluindo a elevadores de acessibilidade quebrados.

“A única função da Agência é multar”, destacou o vereador Coringa (MDB) na oitiva. Por sua vez, o diretor rebateu: “Tem muitas multas que não são aplicadas por nós, é a Agetran. Por exemplo, atraso na linha, é um trabalho conjunto”.

Oitiva de auditores

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) disse que o relatório que considerou como ‘excelente’ o serviço prestado pelo Consórcio Guaicurus poderia ser considerado “material falso”. Nesta quarta-feira (7), auditores da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) que assinaram o documento confirmaram incoerência na avaliação.

O segundo ouvido na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio desta oitiva, o auditor Chefe de Execução do Time Auditoria da Agetran, Luiz Cláudio Pissurno Chaves, confirmou que não há produção mensal do relatório.

Luiza destacou que o Remid (Relatório de Monitoramento dos Índices de Desempenho) deveria ser mensal. Contudo, o auditor reforçou que “ele não foi produzido, mas não deixou de ser monitorado”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued