Pular para o conteúdo
Política

Deputado constituinte e conselheiro que modernizou TCE: quem foi Cícero de Souza?

Ex-presidente do TCE aposentado faleceu nesta quinta-feira (25), em São Paulo
Vinicios Araujo -
Conselheiro marcou a história de MS com inovação e apreço pela ética pública. Foto: Divulgação

se despede nesta sexta-feira (26) de Cícero de Souza, do Tribunal de Contas do Estado e ex-deputado estadual quando o Estado foi oficialmente constituído. O corpo do político será velado hoje, às 16h, no TCE-MS.

Cícero foi empresário e pecuarista. Conquistou uma cadeira da 3ª Legislatura da Assembleia Legislativa de MS, em 1986, vindo a ser presidente da Casa de Leis entre 1993 e 1995. Ele atuou diretamente para redefinir a identidade da nova unidade federativa, assinando a Constituição do Estado em 1989 e deixando digitais de responsabilidade e apreço à coisa pública.

Durante seu mandato, Cícero de Souza foi autor de um conjunto de leis com foco predominante na área da saúde pública. As legislações sancionadas abordam desde a prevenção de doenças e segurança em procedimentos médicos até a promoção de campanhas de conscientização e saneamento básico.

Entre as normas voltadas para a segurança em procedimentos, destaca-se a Lei Nº 1.385/1993, que tornou obrigatório o uso de proteção de chumbo em pacientes submetidos a exames radiográficos.

Outra legislação de sua autoria, a Lei Nº 1.507/1994, estabeleceu a esterilização compulsória de instrumentais odontológicos como medida de prevenção ao vírus da AIDS, que na época ainda assolava a medicina.

Na mesma linha de saúde preventiva, a Lei Nº 1.274/1992 disciplinou o tratamento de água em piscinas de hotéis, clubes e residências coletivas.

No campo da educação e conscientização em saúde, Souza propôs a Lei Nº 1.414/1993, que instituiu a Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos. Também é de sua autoria a Lei Nº 1.384/1993, que autorizou o Estado a promover programas de educação em saúde e saneamento básico em parceria com as Secretarias de Saúde e a Sanesul.

Adicionalmente, a Lei Nº 1.499/1994 estabeleceu uma política de apoio às atividades de medicina natural em Mato Grosso do Sul.

Reforçando sua busca pela formação cidadã, a Lei Nº 3.692/1992 de sua autoria instituiu a disciplina de ética nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

Presidiu o TCE por 14 anos

Com uma trajetória marcada pelo olhar futurista, foi sob a gestão de Cícero que o TCE viu a modernização chegar. Graduado em Direito pela Universidade de Uberlândia (MG), o conselheiro Cícero ingressou no TCE-MS em 31 de dezembro de 2001. Ele ocupou o comando da Corte de Contas entre 2007 e 2014.

Foi sob sua liderança que houve a criação do Diário Oficial do órgão e adoção de sistemas informatizados, que deram ao Tribunal mais agilidade e segurança nos trâmites processuais.

À época da implantação dos sistemas, a gestão de Souza no TCE-MS investiu fortemente na aquisição de softwares, 681 computadores, 804 monitores adicionais e equipamentos de infraestrutura.

Em 2011, quando implantou o sistema e-TCE, os processos da Corte passaram a tramitar internamente de forma digital. O que hoje é natural para as rotinas do órgão, foi solução visionada pelo ex-presidente, tornando o Tribunal mais eficiente e moderno.

Cícero projetou ainda a atualização do site TCE-MS e liderou a criação do Diário Oficial eletrônico. A medida representou economia significativa com a publicação dos atos oficiais.

A segurança das informações e dos dados eletrônicos do TCE-MS tornou-se mais robusta com a implantação de um Data-Center, protegido por sala-cofre.

Outra marca da gestão do ex-conselheiro foi a realização de concursos públicos após mais de 25 anos, que resultou na posse de trinta auditores estaduais de controle externo. Outro certame preencheu três vagas para o cargo de auditor substituto de conselheiro, cujo último concurso havia ocorrido há 15 anos.

Sob sua liderança, a instituição promoveu a atualização do regimento interno e instituiu o código de ética que consagrou o TCE-MS como pioneiro no país ao incluir a previsão de processo administrativo disciplinar.

A valorização dos servidores foi contemplada com a inauguração da Escoex (Escola Superior de Controle Externo), voltada para a capacitação e o desenvolvimento profissional.

Também foram implementados um centro odontológico, um espaço de saúde e a reforma do setor médico, além da aquisição de ambulância para atendimento ao órgão. O apoio à sede social do sindicato da categoria foi outra ação destacada pela Atricon (Associação dos Membros do Tribunal de Contas) à época em que Cícero se aposentou da Corte, aos 70 anos.

Uma das realizações atribuídas diretamente a Cícero de Souza foi a criação do CEI (Centro de Educação Infantil) Profª Maria Constança Barros Machado, que atende os filhos de servidores com idade entre quatro meses e cinco anos.

Conselheiro tratava câncer

Natural de , Cícero morreu na quinta-feira (25), aos 80 anos, em um hospital de (SP). O ex-conselheiro tratava um câncer.

O velório do conselheiro aposentado Cícero de Souza será aberto ao público a partir das 16 horas desta sexta-feira (26) no hall principal do TCE-MS. O sepultamento está marcado para amanhã (27), às 10h, no Cemitério Santo Antônio.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued