Pular para o conteúdo
Política

Deputados de MS cobram revisão do teste físico para mulheres em concurso da Polícia Civil

Parlamentares apontam desproporção em exigência de flexões para candidatas e pedem que Sejusp e SAD reavaliem critérios do TAF
Renata Volpe -
Deputados durante sessão plenária. (Wagner Guimarães, Alems)

Deputados estaduais de Mato Grosso do Sul criticaram a rigidez do TAF (Teste de Aptidão Física) aplicado às candidatas ao concurso da Polícia Civil, classificando como desproporcional a exigência de 14 flexões com quatro apoios.

O caso já motivou manifestações ao MPMS (Ministério Público Estadual) e pedidos formais à Sejusp-MS (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) para revisão do edital.

Pedro Caravina () disse que o atual padrão imposto no exame físico está muito acima do praticado em outros estados. De acordo com ele, concursos da Polícia Civil no Pará, Goiás, Minas Gerais e estabelecem o número de seis repetições como suficiente para avaliação das candidatas do sexo feminino.

“Não tem essa necessidade de tamanha exigência de 14 repetições. É muito pesado. Nem nós homens conseguimos fazer isso”, afirmou.

A exigência, segundo Caravina, pode provocar alta taxa de reprovação ou desistência entre mulheres candidatas a cargos como escrivã e investigadora. “Como há precedentes em outros estados, pedi para que a Sejusp analise a situação junto com a SAD, no sentido de atender esse pleito. É um concurso esperado e em andamento. A ideia é que este ano seja concluído e que os novos policiais tomem posse para ajudar a cobrir a falta de pessoal”, completou.

A deputada Gleice Jane (PT) foi enfática ao denunciar o que considera uma barreira institucional à participação feminina nas forças de segurança do Estado. “Se temos um Estado que também dificulta a participação das mulheres nisso, temos uma relação institucional bastante machista, e é preciso que a polícia seja um espaço seguro para as mulheres”, afirmou.

O deputado Pedro Kemp (PT) relembrou um caso trágico durante um TAF anterior em Mato Grosso do Sul, quando um jovem candidato faleceu durante o exame. “Penso que esses testes devem ser revistos, especialmente no caso específico de mulheres, para que não aconteçam mais acidentes assim”, alertou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com alerta de tempestade, tempo vira em Campo Grande após calor

Com show de Pedro, Flamengo vence com tranquilidade o Botafogo antes da ‘final’ com o Palmeiras

VÍDEO: carro fica destruído por incêndio na Joaquim Murtinho

Idoso morre após ataque de abelhas em Fátima do Sul

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Palmeiras dá show e atropela o Red Bull Bragantino em nova virada pelo Brasileirão

Últimas Notícias

Polícia

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Correspondente a R$ 500,00 por animal

Esportes

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Corinthians superou a Ferroviária por 6 a 5 na disputa de pênaltis

Cotidiano

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Existe possibilidade de chuvas intensas até a próxima sexta-feira (17)

Esportes

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Sport vive um momento delicado na Série A