Pular para o conteúdo
Política

Diretora acusada de coagir alunos para votar no marido é demitida quase 10 anos depois

O esposo, Eduardo Carpejani (PSDB), chegou a ser reeleito, mas renunciou ao mandato após ser condenado pela Justiça Eleitoral por "caixa dois"
Thalya Godoy -
Promotor chamou a PM para prender homem que teria sido enviado para tentar intimidar quem denunciava. (Arquivo Midiamax)

A diretora acusada de coagir alunos e professores a votarem no marido dela nas eleições, em 2016, perdeu os dois cargos efetivos que possuía na SED-MS (Secretaria Estadual de Educação de ). A demissão da servidora foi publicada no DOE (Diário Oficial do Estado), de quarta-feira (4), quase dez anos após a repercussão do caso.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O esposo, Eduardo Carpejani, foi o terceiro candidato a vereador mais bem votado naquelas eleições, com 476 votos. Em 2020, já no , conseguiu se reeleger, mas renunciou ao mandato em agosto de 2024, após ser condenado pela Justiça Eleitoral por “caixa dois” nas

O tucano teve os direitos políticos suspensos, o que pode levar à perda de mandato. Quem assumiu a cadeira na Casa de Leis foi o segundo suplente do PSDB, Manoel Luiz da Silva, que, em 2020, recebeu 231 votos.

Exoneração

As denúncias na época envolviam o nome do candidato a vereador pelo PTdoB, Eduardo Carpejani, e o de sua esposa, Eliane Carpejani, diretora da Escola Estadual Roberto Scaff, em , município a 137 km de

Conforme a Resolução “P” CGE/MS N. 71/2025, a Controladoria-Geral do Estado acolheu o parecer da Procuradoria-Geral do Estado e o relatório final do PAD (Processo Administrativo Disciplinar) instaurado em 2023. 

“Aplicar a penalidade de demissão a bem do serviço público, à servidora Eliane Lopes Barbosa Carpejani, em relação aos dois cargos efetivos de professor (matrículas n. 120254021 e n. 120254022), lotada na Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul (SED-MS)”, diz parte da publicação. 

Relembre o caso

Um grupo de professores e alunos foi até o prédio do MPE-MS (Ministério Público Estadual), em 29 de setembro de 2016, para denunciar os relatos de coação por parte da diretora da escola pública. Enquanto tentavam apresentar denúncia, novos indícios de coação foram flagrados pelo promotor que recebia o grupo. 

O próprio promotor chamou a Polícia Militar para prender em flagrante um homem que teria sido enviado ao local para filmar os denunciantes, na tentativa de intimidar o grupo.

A pressão, por parte da diretora, estaria direcionada aos alunos e professores de uma turma do noturno, do curso Normal Médio, que capacita estudantes de nível médio para atuar como docentes na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Estudantes e docentes relataram ao Midiamax as ameaças e até demissão de professora.

Na época, a então diretora negou ao Midiamax que teria coagido ou ameaçado pessoas para votarem no marido. Eliane Carpejani também alegou que a denúncia teria motivação política.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued