Pular para o conteúdo
Política

Em semana ‘reduzida’ com feriadão, vereadores aprovaram Lei ‘Anti-Oruam’ e outros três projetos

PL proíbe Prefeitura de Campo Grande de apoiar, divulgar e contratar shows abertos ao público infantojuvenil que envolvam apologia ao crime organizado ou uso de drogas
Thalya Godoy -
Em apresentação no Lollapalooza Brasil em 2024, Oruam usou camiseta em homenagem ao pai, Marcinho VP, membro da cúpula do Comando Vermelho | (Fotos: de aquivo Midiamax | Reprodução/Instagram)

Em semana reduzida devido ao ponto facultativo e feriado ligado à Semana Santa, os vereadores de aprovaram quatro projetos e mantiveram um veto do Poder Executivo na sessão ordinária da última terça-feira (16). 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Em regime de urgência, em única discussão, foi aprovado o projeto de lei nº 11.370/24, que institui a Lei “Anti-Oruam”. Em apresentação no Brasil, em 2024, Oruam usou camiseta em ao pai, Marcinho VP, membro da cúpula do Comando Vermelho.

Com discussão acalorada sobre uso de drogas e apologia ao crime organizado, os parlamentares derrubaram emenda ao PL que previa programa municipal contra drogas.

O projeto proíbe a Prefeitura de Campo Grande de apoiar, divulgar e contratar shows, artistas e eventos abertos ao público infantojuvenil que envolvam, no decorrer da apresentação, apologia ao ou ao uso de drogas. A matéria foi aprovada com 22 votos favoráveis. A proposta é dos vereadores do PL, André Salineiro e Rafael Tavares.

Projetos sobre saúde e acessibilidade

Os parlamentares aprovaram dois projetos que tratam sobre acessibilidade de PCDs (Pessoas Com Deficiência). Uma das proposta que avançou na Casa de Leis, em segunda discussão, foi o Projeto de Lei 11.370/24, que cria o programa de capacitação dos servidores da área da saúde pública denominado “Protocolo de atendimento para PCD (Pessoas com Deficiência)”. 

De acordo com o texto, será criado um cronograma anual de cursos e capacitações pela secretaria responsável. A meta é capacitar todos os servidores da área da saúde pública, inclusive recepcionistas e administrativo em serviços públicos de saúde, para garantir um atendimento acessível e humanizado. A proposta é do presidente da Mesa Diretora, vereador Papy (PSDB). 

Outra matéria aprovada em segunda discussão, que também trata sobre acessibilidade, é o Projeto de Lei 11.263/24, que institui o Programa “Selo Cidade Inclusiva”, em Campo Grande. 

O selo será concedido aos estabelecimentos que adequarem às estruturas arquitetônicas, bem como seus programas e serviços para proporcionar acessibilidade e atendimento diferenciado a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. A autoria do projeto é do também tucano Silvio Pitu.

Os parlamentares também aprovaram, em segunda discussão, a criação do mês “Fevereiro Laranja”. A ideia é promover campanhas de conscientização para o diagnóstico precoce e tratamento da leucemia, ressaltando a importância da doação de medula óssea, a ser realizado, anualmente, no mês de fevereiro. O autor do Projeto de Lei 11.575/25 é o vereador Fábio Rocha (União Brasil).

Veto

Os vereadores mantiveram o veto parcial ao Projeto de Lei 11.486/24, que dispõe sobre a criação da Jajur/Agereg (Junta de Análise e Julgamento de Recurso de Transporte da Agência Municipal de Regulação de Serviços). 

A emenda vetada previa a possibilidade de que membros titulares e suplentes variam a cada mandato, de modo que se alterne a representatividade das entidades que compõem a Junta.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Atletas deixaram campo ao descobrir que time adversário tinha atleta trans (Reprodução, Instagran)

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

Últimas Notícias

Mundo

Falhas na engenharia do submersível Titan causaram implosão, diz relatório

Implosão resultou na morte de cinco pessoas em 2023

Polícia

Embriagado: condutor que tombou carreta de cimento na BR-262 é preso

O teste do bafômetro apontou 0,54 mg/l de álcool, nível considerado crime pelo CTB

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto