A senadora Tereza Cristina (PP/MS) afirmou nesta segunda-feira (6) que o ex-secretário de Estado de Infraestrutura, Hélio Peluffo Filho, deverá ser candidato a deputado estadual nas eleições gerais de 2026. Ele trocou o PSDB pelo PP no fim de semana.
“Vai ser candidato a deputado estadual. Tem muita gente de peso vindo, mas não vou citar”, disse a parlamentar, que preside o PP em Mato Grosso do Sul, durante a solenidade de entrega de equipamentos e escritórios da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
Questionada sobre a possível candidatura do deputado estadual Gerson Claro ao Senado Federal, Tereza disse que ainda está em avaliação.
“Nós estamos decidindo. Nós vamos fazer pesquisa, nós estamos conversando sobre isso”, frisou. A senadora esclareceu que ainda depende das alianças para 2026. “Nós vamos tratar no devido tempo”, concluiu.
Ato de filiação do PP em MS
O Progressistas (PP), partido liderado pela senadora Tereza Cristina, concretizou neste sábado (4) a filiação de cinco prefeitos, dois ex-prefeitos e quatro membros do alto escalão do Governo do Estado.
Os novos prefeitos filiados ao PP são Cassiano Maia (Três Lagoas), Marcelo Pé (Antônio João), Gilson Cruz (Juti), Vitor Cunha, o “Malaquias” (Japorã), e Jean Gomes (Deodápolis). Todos eles deixaram o PSDB, partido que enfrenta ameaças de esvaziamento após as saídas de suas duas principais lideranças, o governador Eduardo Riedel, que se filiou ao PP, e o ex-governador Reinaldo Azambuja, que ingressou no PL em setembro.
A legenda ainda acolheu o ex-prefeito de Ponta Porã e ex-secretário de Estado de Infraestrutura, Hélio Peluffo Filho, sua esposa Vânia Peluffo e o ex-prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes.
Do Governo do Estado, ingressaram no Progressistas a secretária de Cidadania, Viviane Luiza da Silva; a secretária-adjunta de Governo, Ana Carolina Nardes; o subsecretário de Políticas Públicas para Povos Originários, Fernando da Silva Souza; e o secretário de Gestão e Estratégia, Rodrigo Peres, cuja filiação já havia sido formalizada em agosto.
O delegado de polícia aposentado e presidente da Adepol-MS, André Matsushita, também assinou a ficha de filiação.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Bianca Iglesias)