Pular para o conteúdo
Política

Guia Lopes da Laguna decreta fim do ‘pipoco’ de motos e polícia pode deixar motociclistas a pé

Se não regularizarem os problemas que causam ruídos, motociclistas podem perder a moto
Fábio Oruê -
moto
Alteração nos escapamentos das motos pode causar ruídos. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Sem mais motos fazendo ‘pipoco’ ou ‘randandan’ nas ruas de . Pelo menos é o que busca lei decretada nesta semana, no município, e publicada no Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de ).

O texto proíbe ruídos sonoros excessivos vindos de bicicletas motorizadas, motos, ciclomotores que estejam com os escapamentos ou equipamentos modificados, ou inadequados. É comum que alguns motociclistas tirem o filtro do escapamento para que o veículo fique mais barulhento.

O ruído não pode ultrapassar os limites previstos pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) — especialmente a NBR 10.151/2019 —, conforme tabela abaixo.

Além de serem um incômodo, barulhos estridentes podem causar sofrimento em quem tem a audição mais sensível, como animais, bebês, idosos e autistas.

Limites para o barulho

Tipo de áreaPeríodo Diurno (7h-20h)Período Noturno (20h-7h)
Residências rurais40 dB35 dB
Áreas residenciais urbanas, hospitais, escolas50 dB45 dB
Áreas mistas predominantemente residenciais55 dB50 dB
Áreas mistas com comércio e escritórios60 dB

Multas

A lei também traz um escalonamento para as penalidades para quem for flagrado indo contra a legislação. No primeiro ‘flagra’, os motociclistas vão receber apenas uma advertência e, em caso de reincidência, vai levar multa de 20 UFMs (Unidades Fiscais do Município).

moto
Motociclistas podem perder as motos. (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Assim, das demais reincidências, a sanção dobra o valor, indo para 40 UFMs. O motociclista ainda corre o risco de ficar a pé até que o equipamento modificado seja substituído.

O automóvel ainda pode ser removido para o pátio do (Departamento de Trânsito de MS) em caso de não regularização.

Então, a prefeitura tem agora 90 dias para regulamentar a lei, trazendo os detalhes de como será a fiscalização, a forma de medição dos ruídos e a destinação dos recursos arrecadados com as multas.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Mais brilhante que a lua: cometa passará perto da Terra e deixará rastro de luz por semanas

Com entrada gratuita, ‘Mostra de dança Cerrado Abierto’ estreia neste domingo na capital

lula

Sem citar Trump, Lula quer doutrina para que ‘outro presidente’ não ouse falar grosso com País

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Isolado no Pantanal, pai faz o parto da própria filha em casa

Últimas Notícias

Polícia

Motorista tenta fugir após causar colisão, mas acaba preso ao bater em muro de residência

Policiais iniciaram acompanhamento tático e, em seguida, o pneu do carro estourou durante uma conversão, o motorista perdeu o controle da direção e bateu no muro de uma residência

Polícia

Homem que tentou furtar joalheria só foi encontrado após shopping abrir ao público

Suspeito ficou das 5 horas até às 13h dentro da tubulação do shopping neste domingo (19)

Emprego e Concurso

Inscrições para concurso da MSGás seguem abertas até 7 de novembro

Provas mudaram de data: agora, ocorrerão em 7 de dezembro

Famosos

Causa da morte de guitarrista fundador do Kiss é revelada

Família decidiu desligar aparelhos que o mantinham vivo