Pular para o conteúdo
Política

‘Inibir a transparência, provocar desconfiança’: Nelsinho antecipa voto contrário à PEC da Blindagem

O parlamentar destaca que não concorda com a forma como o texto se apresenta, sugerindo que possa 'proteger' eventuais ilegalidades
Vinicios Araujo -
Nelsinho Trad, senador de MS, posicionou-se contrário à PEC. (Foto: Reprodução)

O senador , do PSD-MS, antecipou seu voto contrário à PEC da Blindagem, também chamada de PEC das Prerrogativas, afirmando que a medida pode inibir a transparência e provocar desconfiança. O parlamentar destaca que não concorda com a forma como o texto se apresenta, sugerindo que a matéria possa amparar possíveis ilegalidades daqueles que poderiam usar a matéria “para se proteger”.

“Uma matéria como Proposta de Emenda à Constituição, a chamada PEC, obrigatoriamente, na minha avaliação, tem que seguir a tramitação na Comissão de Constituição e Justiça, porque é a comissão que vai dar o caráter constitucional legal da referida matéria. Dessa forma, da maneira como ela está se apresentando, eu quero me posicionar contrário à PEC da Blindagem, assim denominada, de acordo com tantos artifícios ali usados, que vêm inibir a transparência, provocar desconfiança e fazer com que aquele que a apoia queira se proteger. Não acho isso certo. Em cima dessas razões, quero me posicionar contra a referida PEC”, destacou Nelsinho.

O parlamentar reforçou que caberá agora ao Senado “garantir respeito à Constituição e ao interesse público”.

Entenda

A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana, em votação acelerada, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 3/21, conhecida como “PEC da Blindagem”, que dificulta a abertura de denúncias criminais contra deputados e senadores.

A bancada de Mato Grosso do Sul se dividiu durante as votações.

A proposta principal, aprovada na terça-feira (16), determina que a abertura de qualquer ação penal contra um parlamentar dependerá de autorização prévia da Câmara ou do Senado, em votação secreta da maioria absoluta.

A medida é vista com riscos ao chamado ‘corporativismo político’, mas, em contrapartida, quem defende a PEC diz que a mudança busca evitar os chamados ‘excessos judiciais’.

O texto também concede foro no STF (Supremo Tribunal Federal) para presidentes de partidos com representação no Congresso.

Na votação inicial do texto-base, os deputados de MS que votaram a favor foram Beto Pereira (PSDB), Marcos Pollon (PL), Luiz Ovando (PP) e Rodolfo Nogueira (PL). Os votos contrários foram de Vander Loubet (PT) e (PSDB).

Na quarta-feira (17), foi aprovada uma emenda que reforça a permissão para a votação secreta nos pedidos de autorização para processar os parlamentares. Nesta votação, a bancada de MS teve o seguinte placar:

Votaram a favor da emenda (5): Dagoberto Nogueira (PSDB), Marcos Pollon (PL), Rodolfo Nogueira (PL), Luiz Ovando (PP) e Beto Pereira (PSDB).

Votaram contra a emenda (3): Vander Loubet (PT), Geraldo Resende (PSDB) e Camila Jara (PT).

O deputado Dagoberto Nogueira justificou seu voto favorável à emenda, argumentando que o voto secreto evita o constrangimento entre os parlamentares, o que, segundo ele, poderia levar à absolvição de todos em votações abertas.

Após as modificações, a PEC seguirá para o Senado, onde também precisará ser votada em dois turnos.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras dá show e atropela o Red Bull Bragantino em nova virada pelo Brasileirão

3ª edição do Feirão MS Moradia começa nesta quinta no Shopping Norte Sul

Operação desarticula organização que produzia armas para o Comando Vermelho

Servidores do MPT e MPF fazem ato por valorização das carreiras com doação de sangue

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Aposentadoria de Barroso é publicada no Diário Oficial

Últimas Notícias

Cotidiano

Com alerta de tempestade, tempo vira em Campo Grande após calor

Possibilidade de chuvas intensas até a próxima sexta-feira (17)

Esportes

Com show de Pedro, Flamengo vence com tranquilidade o Botafogo antes da ‘final’ com o Palmeiras

Flamengo não teve problemas para construir a vitória

Trânsito

VÍDEO: carro fica destruído por incêndio na Joaquim Murtinho

Ainda não se sabe as causas do incêndio

Cotidiano

Idoso morre após ataque de abelhas em Fátima do Sul

Motorista do trator, que estava em uma cabine fechada, também foi picado