Pular para o conteúdo
Política

Julgamento de medidas cautelares a Bolsonaro termina nesta segunda-feira com voto de Fux

Entre as medidas está o uso de tornozeleira eletrônica
Anna Gomes -
Ministro Fux, do STF. (Imagem: Reprodução)

Apesar de o STF (Supremo Tribunal Federal) já ter a maioria formada para referendar as medidas cautelares impostas pelo ministro , ao da República, Jair Bolsonaro, ainda há expectativa em torno do voto de Luiz Fux, o último a se pronunciar. O julgamento termina nesta segunda-feira (21), no plenário virtual.

Entre as medidas está o uso de tornozeleira eletrônica. Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia acompanharam o relator. Segundo o regimento interno do STF, os ministros não são obrigados a votar. Caso Fux não se manifeste até o prazo final, será considerado ausente.

Nos últimos meses, Fux tem se posicionado de forma crítica em relação a algumas decisões de Moraes no contexto do julgamento dos réus pelos atos golpistas de 8 de Janeiro.

Polícia Federal na casa de Bolsonaro

No último dia 18 de julho, Moraes determinou buscas da Polícia Federal em endereços ligados a Bolsonaro e a instalação de uma tornozeleira eletrônica no ex-presidente. Entre outras medidas, ele também proibiu Bolsonaro de manter contato com o filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (residente nos EUA), de sair de casa à noite e nos fins de semana, e de se aproximar de representações diplomáticas estrangeiras. A decisão foi enviada à 1ª Turma para referendo.

Trump proíbe entrada de ministros nos Estados Unidos

A expectativa pelo voto de Fux aumentou depois que o governo Donald Trump anunciou na sexta-feira (18) a proibição da entrada nos Estados Unidos do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e de “seus aliados” na corte: todos os outros ministros com exceção para André Mendonça, Kassio Nunes Marques (ambos indicados por Jair Bolsonaro), e o próprio Fux.

Esse último voto não vai mudar a decisão, já que a maioria está formada para manter as cautelares, mas pode sinalizar o alinhamento de Luiz Fux com um ou outro lado.

Julgamento virtual

Pouco mais de uma hora após o início da votação, três ministros já haviam endossado os argumentos de Moraes. Flávio Dino destacou, em 13 páginas, o risco concreto de fuga de Bolsonaro para os EUA. Cristiano Zanin, presidente da 1ª Turma, também acompanhou o relator, formando a maioria. Cármen Lúcia, em voto de seis páginas, considerou “adequadas” as providências adotadas.

Resta apenas o voto de Fux

Desde o início das investigações sobre a tentativa de — que envolve 31 réus, incluindo Bolsonaro, ex-ministros e militares —, a 1ª Turma tem confirmado por unanimidade as decisões de Moraes, inclusive as medidas cautelares antes mesmo do recebimento das denúncias pela PGR. Fux, no entanto, tem se destacado como a única voz dissonante. Defendeu ainda que os processos deveriam ser julgados na primeira instância ou no plenário do STF, e não em turmas.

Medidas contra Bolsonaro

Ao impor as novas medidas restritivas, Moraes justificou que Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro estariam articulando uma ofensiva internacional para constranger o Supremo e interferir no curso da ação penal. Segundo o ministro, o objetivo seria provocar pressão social e política sobre as autoridades brasileiras, o que caracterizaria uma ameaça direta à soberania nacional.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued