Pular para o conteúdo
Política

LOA causa divergência na Alems diante de previsão de receita abaixo da inflação para 2026

Segundo a oposição, a receita reduzida pode comprometer serviços, enquanto aliados consideram índice reflexo de retração nacional
Vinicios Araujo, Renata Volpe -
Sessão na Alems. (Wagner Guimarães, Alems)

O projeto da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026, encaminhado pelo Governo do Estado à (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) com uma previsão de R$ 27,1 bilhões, já provoca divergência entre a base governista e a oposição.

O ponto central do embate é o crescimento da receita, projetado em cerca de 3%, índice que, segundo a oposição, ficará abaixo da inflação e poderá comprometer serviços essenciais.

A deputada estadual Gleice Jane (PT) expressou preocupação com os números. “A arrecadação abaixo da inflação nos preocupa em relação ao quanto será destinado para a educação, para a saúde, para a agricultura familiar”, afirmou.

Para ela, um orçamento menor em termos reais significa risco de falta de médicos, remédios e estrutura na segurança pública. “Quem sofre é a população. Nós vamos ter que analisar isso com bastante critério e fazer um bom debate com a sociedade”, cobrou.

Já o deputado Paulo Duarte (PSB) rebateu, afirmando que a projeção já era esperada e reflete a retração da economia nacional. Ele destacou que o crescimento modesto também é consequência de uma decisão estratégica do governo de não aumentar a alíquota de ICMS, que permaneceu em 17%, enquanto, segundo o parlamentar, a maioria dos estados elevou seus impostos.

“O governo adotou uma política de não aumentar a sua alíquota para garantir a competitividade das empresas do Mato Grosso do Sul”, explicou.

Segundo Duarte, a estratégia para compensar a arrecadação menor será o controle de gastos. “O caminho agora é controle e a redução das despesas do custeio da máquina, porque, se reduzindo o custeio, você pode continuar preservando os investimentos que são fundamentais”, garantiu.

O presidente da Assembleia, Gerson Claro (PP), mencionou um crescimento próximo a 5% no orçamento e ressaltou que MS tem “o menor modal de imposto, 17%”. Ele informou que o projeto começará a ser distribuído aos deputados na próxima semana, para análise, antes de passar pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras dá show e atropela o Red Bull Bragantino em nova virada pelo Brasileirão

3ª edição do Feirão MS Moradia começa nesta quinta no Shopping Norte Sul

Operação desarticula organização que produzia armas para o Comando Vermelho

Servidores do MPT e MPF fazem ato por valorização das carreiras com doação de sangue

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Aposentadoria de Barroso é publicada no Diário Oficial

Últimas Notícias

Cotidiano

Com alerta de tempestade, tempo vira em Campo Grande após calor

Possibilidade de chuvas intensas até a próxima sexta-feira (17)

Esportes

Com show de Pedro, Flamengo vence com tranquilidade o Botafogo antes da ‘final’ com o Palmeiras

Flamengo não teve problemas para construir a vitória

Trânsito

VÍDEO: carro fica destruído por incêndio na Joaquim Murtinho

Ainda não se sabe as causas do incêndio

Cotidiano

Idoso morre após ataque de abelhas em Fátima do Sul

Motorista do trator, que estava em uma cabine fechada, também foi picado