Pular para o conteúdo
Política

Lula venceria Bolsonaro se a eleição fosse hoje, diz Datafolha

Presidente tem 36% das intenções de voto, e Bolsonaro, 30%
Marcus Moura -
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mesmo com níveis de aprovação em baixa, o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) ainda venceria o ex-presidente Jair (PL), caso este recupere seus direitos políticos, e os demais candidatos presidenciáveis, se a eleição fosse realizada hoje, conforme pesquisa realizada pelo e divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.

Com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o levantamento mostra que o petista tem 36% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 30%. O pedetista Ciro Gomes aparece em terceiro, com 12%, seguido de Pablo Marçal (PRTB), com 7%, e Eduardo Leite (PSDB), com 5%. Brancos, nulos e “nenhum” somam 9%, e 2% não souberam responder.

A pesquisa ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais em 172 cidades, entre terça-feira (1) e quinta-feira (3).

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Sem Bolsonaro, Lula também venceria candidatos

O instituto também mediu o cenário sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está com os direitos políticos suspensos e inelegível até 2030. Lula venceria todos os nomes apresentados pela direita.

O petista lidera a intenção de votos neste cenário com 35%. Em seguida, aparece Tarcísio de Freitas com 15%, e Ciro e Marçal com 11%. Na lista ainda estão o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 5%, o governador do , Eduardo Leite (PSDB), e o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 3% cada. Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, que já declarou sua pré-candidatura, tem 2%. Brancos e nulos somam 11%, e 3% não sabem ou não responderam.

Cenário com Eduardo Bolsonaro

No cenário com o filho 02 do presidente, deputado federal licenciado, Eduardo Bolsonaro (PL), Lula também sairia vitorioso. O presidente aparece com 35% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes, com 12%, e Eduardo Bolsonaro, com 11%. Pablo Marçal (PRTB) tem 10%, Ratinho Júnior (PSD) 6%, Romeu Zema (Novo) 4%, Eduardo Leite (PSDB) 4%, Ronaldo Caiado (União) 3%. Brancos e nulos somam 12%, e 3% não sabem ou não responderam.

Cenário com Michelle Bolsonaro

Numa eleição sem Bolsonaro e seus filhos, mas com a presença da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), Lula ainda venceria os adversários com 35% das intenções de voto. Michelle aparece com 15%, Ciro Gomes com 12%, e Pablo Marçal com 10%.

Ainda aparecem na lista Ratinho Júnior (PSD), com 5%, Romeu Zema (Novo), com 4%, Eduardo Leite (PSDB), com 3%, e Ronaldo Caiado (União), com 3%. Brancos e nulos somam 10%, e 2% não sabem ou não responderam.

Sem Bolsonaro e Lula

Num possível cenário sem a presença de Bolsonaro e Lula, a disputa pela presidência da República seria bastante acirrada. Ciro Gomes lidera o cenário com 19% das intenções de voto, seguido por Tarcísio de Freitas, com 16%, e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com 15%.

Intenção espontânea de voto

O Datafolha também mediu a intenção de voto espontânea, quando não se apresenta o nome de nenhum candidato. Nesta simulação, Lula tem 20%, e Bolsonaro, 14%. Tarcísio de Freitas e Ciro Gomes têm 1%.
Pessoas que afirmam que votam “no atual presidente”, “votam no PT”, “no candidato do PT” ou “não votam” somam 1% cada. Os indecisos, que ainda não sabem, são 52%. Brancos, nulos e “nenhum” somam 6%, e outros 4%.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão

Sérgio Cruz - O dia na história

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

Em primeira visita ao Brasil, pontífice incluiu a capital de Mato Grosso do Sul em seu roteiro

Cotidiano

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Santos aproveitou as muitas falhas do Corinthians