Pular para o conteúdo
Política

Maicon Nogueira busca assinaturas da petição contra Consórcio no Centro de Campo Grande

O vereador vai percorrer as ruas do centro da Capital neste final de semana
Anna Gomes -
maicon nogueira ldo
Vereador Maicon Nogueira (PP). (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O vereador Maicon Nogueira do PP disse que neste fim de semana começa a percorrer as ruas do centro de para buscar assinaturas da população que está insatisfeita com o serviço prestado pela empresa responsável pelo da Capital, o Consórcio Guaicurus.

Nogueira é idealizador de uma petição on-line que pede a intervenção no contrato de concessão do Consórcio Guaicurus, que já soma milhares de assinaturas em poucas horas. O grupo de empresas que explora o serviço de transporte coletivo da Capital foi alvo de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara de Vereadores, que apontou diversas irregularidades no cumprimento do contrato.

“É impressionante como a população sofre dentro do transporte coletivo. Eu não imaginava milhares de assinaturas em menos de 48 horas. Vamos para os terminais, para o centro, para as feiras da cidade. Estamos recebendo apoio do centro comunitário de Campo Grande e do movimento estudantil. Mais de R$ 100 milhões foram investidos no Consórcio Guaicurus nos últimos anos. São milhares de casas populares, bairros asfaltados, remédios que não existiram porque gastamos o dinheiro errado”.

A expectativa é reunir 50 mil assinaturas até dezembro. Ou seja, 10% da meta foi alcançada em menos de três dias. CLIQUE AQUI PARA ASSINAR.

“Nossa meta de 50 mil está próxima, pois temos até o final do ano para colher essas assinaturas. Embora a classe política acredite que não possa ter solução de curto prazo, o próprio contrato prevê. A intervenção é um ato legal e administrativo. Não é uma punição à empresa e sim uma defesa do usuário prevista em contrato. Tenho certeza de que a prefeitura vai se sensibilizar com a movimentação popular”, disse o vereador.

Alvos da CPI

Diretores e ex-diretores do Consórcio Guaicurus foram alvo de pedido de indiciamento. Há também pedido de responsabilização para integrantes das agências de trânsito e de regulação do município, que em tese deveriam fiscalizar a execução adequada do contrato e do serviço, mas teriam negligenciado pontos essenciais, como a contratação de seguro de e a renovação da frota.

Pedido de intervenção

Maicon pediu ainda a intervenção da Prefeitura de Campo Grande no contrato bilionário de concessão do transporte coletivo. Segundo o parlamentar, “existem mecanismos administrativos que a prefeita pode fazer pelos motivos enfrentados pelos usuários do Consórcio”.

A CPI coletou mais de 600 denúncias contra o serviço, que também ouviu cidadãos em audiência popular, para expor toda a precariedade enfrentada pelos usuários no dia 25 de junho.

O relatório final da CPI concentrou diversas irregularidades elencadas durante os trabalhos da comissão, iniciados em março, dos quais se destacam o estado de sucateamento da frota, com mais da metade dos ônibus com vida útil superior ao estabelecido em contrato, além da ausência de fiscalização das agências de regulação do município e a constante alegação de déficit financeiro por parte do Consórcio, mesmo diante do lucro bilionário obtido ao longo dos anos de contrato.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued