O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, discutiu estratégias contra o trabalho escravo em fazendas de Mato Grosso do Sul. A senadora por Mato Grosso do Sul Soraya Thronicke (Podemos) participou do encontro, na terça-feira (9).
Assim, debateram medidas para enfrentar casos de trabalho análogo à escravidão em fazendas e usinas. Além disso, pautaram a implementação de políticas para qualificação profissional e proteção aos trabalhadores resgatados.
Levantamento do MTE (Ministério Público do Trabalho) aponta que houve resgate de mais de 6 mil crianças e adolescentes em situações de trabalho ilegal nos últimos 2 anos.
“O combate a esse tipo de crime passa por prevenção, fiscalização e políticas que ofereçam alternativas dignas às populações vulneráveis, como os indígenas em nossas aldeias”, disse a senadora.
Soraya também afirmou que a “a atualização do Cadastro Sujo foi um avanço, mas ainda precisamos fortalecer a responsabilização e garantir a qualificação dos trabalhadores resgatados”.
Mapeamento de flagras
O mapeamento das regiões onde acontecem os flagras de trabalhadores em condições degradantes foi destaque como alternativa. Assim, poderiam identificar a origem dessa mão de obra explorada e elaborar políticas públicas preventivas.
Participaram da reunião: o secretário de inspeção do trabalho, Luiz Felipe de Mello; o consultor jurídico do MTE, Ricardo Panquestor; o assessor especial Raimundo Silva; e o assessor parlamentar prof. Luizinho.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)