Morreu na quarta-feira (15), o militante do PT de Mato Grosso do Sul, Militino Domingos de Arruda, aos 81 anos. Ele tratava de câncer, descoberto em dezembro de 2024.
Filiado ao partido de Lula por quase 4 décadas, Militino teve história marcada pela defesa das bandeiras progressistas e episódio em que se envolveu em briga com o ex-governador de MS, André Puccinelli (MDB), à época em que o político exercia o primeiro mandato como prefeito de Campo Grande.
Ele deixa 3 filhas, 4 netos e 1 bisneto. Natural de Corumbá, o petista participou ativamente da consolidação do partido no Estado.
Em Campo Grande, Militino era figura presente nos principais atos do partido. Em 2016, por exemplo, durante votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousself (PT), o partidarista esteve mobilizado na vigília que acompanhou a movimentação de Brasília no Centro da Capital.
Políticos da legenda comentaram a partida do correligionário. O deputado estadual Pedro Kemp, afirma que Militino representa “mais uma estrela a brilhar no céu”.
O ex-governador e deputado estadual Zeca do PT, destacou a recente aparição do Militino ao PED (Processo de Eleição Direta) do PT, que elegeu Kemp e Vander Loubet à presidência dos diretórios municipal e estadual, respectivamente.
“Mesmo com a saúde debilitada, foi votar, demonstrando todo o seu compromisso com o Partido dos Trabalhadores, com a luta de classes e com os mais pobres”, destacou o ex-governador.
O diretório municipal do PT também se manifestou. Conforme o comunicado, o militante é descrito como “conhecido por toda a cidade pela firmeza de suas exposições do projeto político que defendia”. A nota aponta que Militino manifestava suas posições por meio de adesivos, frases escritas à mão e cartazes em seu carro e residência. O partido classifica as atitudes como “corajosa e altiva, mesmo em momentos de perseguição política”.
O velório de Militino acontece no Cemitério Memorial, localizado na Rua Francisco dos Anjos, 442 – Universitário, com sepultamento programado para 13h30.
*Matéria atualizada às 11h25 para inclusão da nota de pesar do diretório municipal do PT.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Bianca Iglesias)