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Política

Motiva lucra R$ 480 milhões na BR-163 em MS após vencer leilão no 2º trimestre

A antiga CCR venceu leilão, manteve concessão bilionária e reduziu duplicações
Dândara Genelhú -
denúncia mpf pedágio br-163 ccr
BR-163 corta MS e tem pedágios. (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

A Motiva — responsável por diversas rodovias no país — registrou R$ 480 milhões de lucro líquido apenas com a concessão da em . Os dados são do primeiro trimestre de 2025, período em que a antiga CCR venceu para manter concessão bilionária no Estado.

O valor consta no relatório do trimestre de resultados da empresa, que destaca em primeiro lugar a vitória do leilão em 22 de maio. A antiga CCR foi a única interessada na estrada federal de 845,9 quilômetros, que vai de Norte a Sul no Estado.

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Queda de tráfego

No intervalo de um ano, a Motiva registrou variação de 61,9% na tarifa média do pedágio que cobra na BR-163 em MS. A tarifa média é resultado da divisão entre a receita de pedágio e o número de veículos equivalentes na rodovia.

No mesmo período, a empresa apontou queda no tráfego na rodovia que corta o Estado. Assim, foram 6,8% de variação negativa se comparados os segundos trimestres de 2025 e 2024.

VOCÊ SABIA? BR-163 em MS registrou 18 acidentes por km nos últimos 11 anos

Menos duplicações

Conforme sessão do leilão, a proposta da Motiva foi de R$ 0,07521 por km para a tarifa de pedágio. O valor é o mínimo previsto no edital da ANTT. Com o leilão, a rodovia terá menos duplicações em MS; isto é, serão mais 203 quilômetros com duplicação na BR-163 em MS.

Também há previsão de 147 quilômetros de faixas adicionais, 28,8 quilômetros de contornos, 55 obras de artes especiais e 23 quilômetros de marginais. Então, a empresa que está à frente da rodovia há pelo menos 11 anos segue com a concessão bilionária em MS até 2055.

LEIA – Sindicato das empresas de transporte de MS lamenta vitória da CCR para BR-163: ‘Setor em luto’

Na semana da sessão leiloeira, o Jornal Midiamax publicou série de reportagens de dados sobre os acidentes registrados ao longo da rodovia. Em exclusiva, o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), Aroldo Cedraz, destacou incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR.

Logo, após a vitória, a Motiva deverá prestar contas sobre o andamento da repactuação do contrato a cada 90 dias.

Concessão bilionária

Assim, deputados estaduais de MS apontam que a captação de recursos para a BR-163/MS entre 2014 e 2017 é de quase R$ 4 bilhões para a CCR MSVia.

Por outro lado, o investimento da concessionária na estrada é de R$ 1,8 milhão ao longo de 10 anos. O número confirmado pela CCR MSVia em documento oficial é ainda menor do que o apontado pela denúncia.

Demonstrativo financeiro auditável da CCR MSVia aponta que 19,5 milhões de veículos transitaram na rodovia durante 2024. Apenas no ano passado, a concessionária arrecadou R$ 229 milhões com pedágio em Mato Grosso do Sul. Em maio deste ano, o MPF (Ministério Público Federal) abriu investigação sobre a concessão da rodovia.

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