Pular para o conteúdo
Política

MS tem quatro municípios no ‘top 20’ do agronegócio nacional, aponta estudo

Prefeitos apontam investimentos, tecnologia e desburocratização como fator de impulsão do setor
Vinicios Araujo -
Estado figura protagonismo em índice nacional. Foto: Divulgação/CNA

Quatro municípios de Mato Grosso do Sul figuram entre os 20 com maior Idam (Índice de Desenvolvimento da Agropecuária Municipal) do Brasil, conforme estudo técnico divulgado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios). Maracaju é o mais bem posicionado do estado, ocupando o 7º lugar no ranking nacional, seguido por Sidrolândia (8º), (10º) e (15º).

O levantamento “Idam 2025” identificou 150 municípios com desenvolvimento agropecuário considerado “muito alto” no país. A concentração de destaque é na região Centro-Oeste, que reúne 17 dos 20 primeiros colocados, englobando municípios de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.

Na comparação com a edição anterior do ranking, São Gabriel do Oeste foi um dos que mais avançaram, saltando 14 posições, da 29ª para a 15ª. Rio Brilhante também registrou um avanço expressivo, subindo do 20º para o 10º lugar. Por outro lado, Maracaju e Sidrolândia tiveram uma leve variação negativa, caindo da 6ª e 5ª posições de 2024, respectivamente.

No agregado estadual, Mato Grosso do Sul apresentou um Idam médio de 0,7322 em 2025, indicando um crescimento de 7,1% desde 2016 e uma variação positiva de 0,1% em relação ao índice de 2024. O estudo analisou os 79 municípios do estado.

O documento também ressalta a dinâmica do setor. Na faixa de desenvolvimento “muito alto” (Idam acima de 0,8), houve a troca de 13 municípios: 13 que estavam na faixa “alta” subiram, enquanto outros 13 fizeram o caminho inverso, demonstrando a dinamicidade dos resultados e a importância do acompanhamento das políticas para o setor.

Investimento, tecnologia e desburocratização

Gestores dos municípios de MS que se destacaram na edição do estudo deste ano, atribuem os bons resultados a um conjunto de ações que unem investimentos em infraestrutura, incentivos para a industrialização, desburocratização e apoio tecnológico aos produtores. As estratégias, segundo eles, foram fundamentais para fortalecer não apenas a produção, mas também a geração de emprego, crédito e arrecadação.

Rio Brilhante, que saltou da 20ª para a 10ª posição no ranking nacional, implementou um plano de incentivo para a industrialização do município, com a doação de mais de 30 áreas inutilizadas para empresas ligadas ao . O prefeito Lucas Foroni (PSDB) destaca também o empenho na desburocratização dos processos. “Uma empresa que leva às vezes 10 dias, 15 dias, 30 dias para ser aberta, hoje a gente consegue garantir que o que depende da prefeitura leve prazo máximo de 24 horas” afirmou.

O município ainda criou um fundo de crédito para incentivar pequenos produtores, com aportes para um laticínio e uma fábrica de ração, além de fomentar a psicultura. Foroni cita também os investimentos na melhoria das estradas vicinais como um fator que reduz custos para o produtor. “Tendo a estrada boa, ele vai estar investindo na terra dele. Então, na parte da produção melhora e também sobra dinheiro pra ele investir no município” explicou.

Em São Gabriel do Oeste, que avançou 14 posições e alcançou o 15º lugar, o desempenho é atribuído à integração entre produtores, cooperativas, indústrias e o poder público. O município registrou na 2024/2025 uma produtividade de 74,78 sacas de soja por hectare, bem acima da média estadual de 51,78 sacas.

O prefeito Leocir Montanha (PSD) afirmou que o reconhecimento reflete o esforço coletivo. “Reflexo do esforço de nossos produtores, da inovação no campo e da gestão responsável que busca fortalecer cada elo da nossa economia” declarou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Adão Unírio Rolim, ressaltou a solidez da cadeia produtiva local. “Temos uma cadeia produtiva sólida e diversificada, que vai da agricultura à agroindústria. Esse avanço mostra que o trabalho conjunto está dando frutos” disse.

Já em Maracaju, que ocupa a 7ª posição nacional, o prefeito Marcos Calderan (PSDB) aponta os contínuos investimentos em infraestrutura como pilar para o crescimento.

Segundo ele, foram construídas 14 pontes de concreto na zona rural com recursos próprios do Imposto Territorial Rural (ITR). “Estamos investindo desde o início da outra gestão em infraestrutura, cuidando das estradas que escoam a nossa safra” comentou.

Calderan também mencionou a finalização de um novo aeroporto, em parceria com o Governo do Estado, com uma pista de 1.700 metros para atrair investidores e dar mais agilidade aos empresários.

O prefeito ressaltou o papel da tecnologia no campo, com o apoio da Fundação MS, para o aumento da produtividade. “Isso aí que faz com que a gente, mesmo não sendo o maior município, a maior extensão territorial, a gente seja o mais produtivo” finalizou.

A reportagem tentou contato também com o prefeito de Sidrolândia, Rodrigo Basso (PL), mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Vale destacar que o estudo busca superar a análise focada apenas no Valor Bruto da Produção, critério utilizado em outras publicações do setor. O índice adotado pela Confederação é composto por quatro dimensões: produção e produtividade; geração de emprego formal; captação de crédito agrícola e pecuário; e arrecadação do Imposto Territorial Rural (ITR). A pontuação varia de 0 (muito baixo) a 1 (muito alto).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Espaço kids é aposta para atrair famílias a restaurantes em Campo Grande

Ao tentar salvar irmãos, jovem é ameaçada de morte pelo padrasto em MS

Concurso para atuar na MSGás segue com inscrições abertas até novembro

Mulher é espancada e mantida em cárcere privado por marido ex-presidiário

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Pode levar garrafa d’água? Confira regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Em alusão ao dia de combate ao câncer infantil, campanha arrecada fraldas para a AACC

Últimas Notícias

Cotidiano

Justiça Eleitoral inicia plantão para regularização do título a partir desta segunda-feira

O atendimento ocorre até sexta-feira (24), das 8 às 18h

Trânsito

Subnotificada, colisão traseira soma 890 casos em MS; quem tem a culpa?

Advogado explica como o Código de Trânsito considera a ocorrência, a 3ª mais incidente no Estado

Trânsito

Programe-se: Agetran divulga ruas que serão interditadas neste domingo em Campo Grande 

Bloqueios ocorrem para a realização de atividades culturais

Política

Quem agredir ou desacatar profissionais de saúde em MS poderá pagar multa

Projeto de lei é de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB)