Pular para o conteúdo
Política

Na reta final da eleição, candidatos à prefeitura de Bandeirantes começam semana divulgando propostas

A eleição suplementar de Bandeirantes acontece no próximo domingo, dia 6 de julho
Anna Gomes -
bandeirantes
Candidatos à Prefeitura de Bandeirantes. (Divulgação, TSE)

A menos de uma semana da eleição suplementar, candidatos à prefeitura de começaram a semana divulgando as propostas de governo. O resultado de quem conquistou a vaga de chefe do Executivo acontece no próximo domingo, dia 6 de julho.

A candidata Tatiane Miyasato (MDB) disse que defende a classe dos trabalhadores, melhores salários e condições dignas de trabalho. Uma das principais propostas da candidata é a educação.

“Nós merecemos educação, saúde e infraestrutura e aqui não temos. Agora eu me sinto segura, tenho apoio. Vamos fazer muitos para Bandeirantes, pois a cidade merece. Eu conheço e também sinto as dores visíveis e invisíveis dos professores, pais e alunos. Sou professora, mãe e servidora pública”, disse a candidata em uma rede social.

O candidato do partido Democracia Cristã, Flávio Paiva, também divulgou suas propostas. Ele informa que se acaso eleito, pretende colocar em prática vários projetos na saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento econômico e meio ambiente de Bandeirantes.

“Prometer muitos prometem. Ter plano e saber fazer poucos têm. Sou servidor público há 38 anos e pronto para transformar Bandeirantes de verdade. Educação, saúde, infraestrutura, cultura, turismo, assistência social e gestão pública. Nada vai ficar fora do papel. Eu tenho propostas concretas e com pés no chão para melhorar a cidade”, disse o candidato.

Celso Abrantes, candidato pelo , também informou que deve melhorar a saúde de Bandeirantes, estruturando o Hospital Municipal, acabando com filas e buscando recursos para adquirir uma nova ambulância, são algumas propostas do tucano.

“Saúde de verdade, com propostas reais e compromisso com as pessoas de Bandeirantes. Com fé, coragem e raiz firme, digo ao lado do povo que tenho orgulho de chamar de vizinho”.

Reta final

A Justiça Eleitoral publicou calendário de ritos que marcam a última semana antes do pleito. Ainda será realizada uma cerimônia de geração de mídias, carga, lacração e conferência das urnas eletrônicas para a eleição.

Então, convocou o Ministério Público Eleitoral, a Ordem dos Advogados do Brasil, partidos, federações de partidos, coligações e demais entidades fiscalizadoras.

Nos dias 2 e 3 de julho de 2025, das 8h às 19h, os convocados devem realizar a cerimônia. As atividades ocorrem na sede do Cartório da 34ª Zona Eleitoral, com endereço na Rua Arthur Bernardes, 2215, Centro.

“As entidades fiscalizadoras poderão verificar a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas”, apontou a Justiça Eleitoral.

No dia seguinte, das 8h às 19h, as urnas eletrônicas poderão ser ligadas no local onde estiverem armazenadas. Nesta etapa o objetivo é a verificação, a pedido da Secretaria de Tecnologia da Informação.

Por fim, na véspera da eleição, em 5 de julho, haverá a entrega de materiais de votação e urnas eletrônicas para eleição suplementar. Os presidentes das mesas receptoras de votos recebem os materiais no Cartório Eleitoral de Bandeirantes, das 8h às 18h.

Conferência antes da eleição

Ademais, na véspera haverá rodada de conferência dos teclados das urnas. Na presença do presidente de mesa da seção respectiva. “Constatada necessidade, no período acima referido, será realizada nova preparação e lacração de urnas de votação e contingência com o fim de substituir as que apresentarem defeito por ocasião da entrega aos mesários”, definiu a Justiça.

A publicação do edital consta no DJEMS (Diário da Justiça Eleitoral de ). O juiz da 34ª Zona Eleitoral, Felipe Brigido Lage, assina a publicação.

TSE manteve inelegibilidade

O prefeito interino é o presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Marcelo Abdo (PP). Ele não disputa a eleição para chefe do Executivo.

Em 29 de maio, o Plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julgou o recurso do prefeito Álvaro Urt (PSDB), que tentava reverter sua inelegibilidade e assumir o mandato. Urt recebeu a maioria dos votos para assumir o Executivo nas eleições de 2024. Contudo, teve candidatura indeferida por inelegibilidade.

Por unanimidade, os ministros negaram provimento ao recurso e, agora, Bandeirantes deverá ter eleição suplementar.

O relator do recurso foi o ministro André Mendonça. Os demais ministros acompanharam e votaram contra o recurso. Esta foi a segunda vez que ele venceu uma eleição, mas não pôde tomar posse.

Então, decisão do TSE indeferiu a candidatura dele e barrou a terceira candidatura após eleição no município. A decisão de 10 de outubro do TSE se baseia na cassação de Urt como prefeito do município, em decorrência de infrações político-administrativas entre 2016 e 2020.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Sônia Tissiani e sua sobrinha Silvia Roberta - (Foto: Julia Rodrigues)

‘Jogo fantástico’, opina Vovó do Crossfit sobre final femina da Supercopa de Vôlei

Do RJ e de Corumbá, influencers vibram pela Supercopa Feminina em Campo Grande

Matheus Martins foi uniformizado para assistir final feminina da Supercopa no Guanandizão - (Foto: Julia Rodrigues)

Fã do Osasco foi ao Guanandizão ver Camila Brait antes da jogadora se aposentar

Cruzeiro vence Fortaleza e segue na cola dos líderes do Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a 1ª de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Professor de "La Casa de Papel" e Homens-Aranhas na Supercopa - (Foto: Julia Rodrigues)

Dois homens-aranha e professor de La Casa de Papel roubam a cena no Guanandizão durante a Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Técnico do Osasco, campeão da Supercopa, agradece Campo Grande: ‘dias maravilhosos’

Treinador da equipe de vôlei feminino do Osasco Voleibol Clube e é um dos maiores nomes da história do clube.

Esportes

Vice-campeã olímpica, Camila Brait comemora vencer a última Supercopa em Campo Grande

Brait é vice-campeã olímpica e tem 36 anos

MidiaMAIS

‘Realizadíssima’ e muito fã de vôlei, mãe leva filha de 3 meses para não perder final da Supercopa no Guanandizão

"Tô amando Campo Grande, no interior eu nunca ia ter acesso a um jogo desse", afirmou Mariane

Esportes

Ovacionada, Tifanny Abreu comemora início de temporada com vitória em Campo Grande

'Precisamos de um time forte e é esse o time que estamos projetando', disse