Pular para o conteúdo
Política

‘Não podemos permitir’: deputadas repudiam ataques à delegada de Dourados

Delegada-adjunta de Dourados concedeu entrevista ao vivo enquanto trabalhava e recebeu comentários preconceituosos
Renata Volpe -
Lia Nogueira, Gleice Jane e Mara Caseiro. (Luciana Nassar, Alems)

As três deputadas estaduais de Mato Grosso do Sul se manifestaram sobre os ataques sofridos pela delegada de , Thays do Carmo Oliveira Bessa, alvo de ofensas racistas e machistas desde quinta-feira (2).

Lia Nogueira () leu em plenário alguns dos comentários e se revoltou com a atitude dos agressores. “Os comentários são deploráveis, isso demonstra o machismo e o ódio. É por isso que nos matam em Mato Grosso do Sul, no país. Nós, enquanto representantes femininas, não podemos permitir e admitir uma enxurrada de comentários machistas. Lugar de criminoso não é na rede social, é na cadeia.”

A parlamentar apresentou ainda um requerimento ao MPMS (Ministério Público Estadual) e à Corregedoria da Polícia Civil para elucidar o caso. “Não podemos deixar que mulheres sejam linchadas, agredidas e expostas dessa forma.”

Gleice Jane (PT) apresentou Moção de Apoio à delegada, pelos ataques misóginos e machistas que ela sofreu. “É inadmissível que uma policial sofra ataques durante seu trabalho, como as que ela sofreu. As agressões revelam o racismo e a misoginia, tentar desqualificar a imagem pública da delegada não só fere sua honra e dignidade pessoal, mas atinge todas as mulheres que ocupam espaços de decisão.”

A deputada Mara Caseiro (PSDB) disse que não se pode permitir uma situação como a que a delegada Thays sofreu. “Uma mulher dedicada, profissional, em defesa contra nossas mulheres, e ela, que tanto combate, receber esse tipo de manifestação violenta contra ela, não podemos permitir isso.”

O deputado Coronel David (PL) pediu para assinar a Moção de Apoio. “Precisamos apurar e identificar quem fez tais agressões à delegada”, disse.

O presidente da Casa de Leis, Gerson Claro (PP), atendeu ao pedido de David e transformou a Moção como da Casa. “Repudiamos esse ato, rede social não é terra sem lei. Queremos uma punição na forma de lei, quem cometeu esse crime precisa pagar, vamos encaminhar, sim, um pedido ao delegado-geral para tomar providências cabíveis sobre o caso”.

Entenda

Durante entrevista à página de notícias do interior, a delegada Thays do Carmo Oliveira Bessa foi alvo de ofensas racistas e machistas desde quinta-feira (2).

O vídeo, de apenas 1 minuto e 50 segundos, repercutiu nas redes sociais, mas a maioria dos comentários são sobre a aparência física da delegada, e não o crime investigado pela profissional.

“Como profissional e como mulher, sinto Indignação ao ver a capacidade do ser humano de se portar dessa maneira”, afirmou a delegada, que é adjunta da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), em entrevista ao Jornal Midiamax. A enxurrada de ofensas preconceituosas foi proferida enquanto Thays Bessa investigava desdobramentos de um homicídio na área rural e falou ao vivo à página Folha de Dourados.

Em um dos comentários preconceituosos, um homem escreveu: “Delegada feia tá mais para ser empregada doméstica aqui da minha casa que qualquer outra coisa e tratar ela igual a cachorro aqui”. Thays Bessa afirma que irá tomar providências legais contra o agressor. “Já registramos boletim de ocorrência e estou entrando em contato com um advogado para ingressar com ação cível e criminal.”

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dourados discute a gestão sustentável de recursos hídricos da Bacia do Rio Paraná

POLLON

Deputado de MS quer limitar poderes de Lula concedidos à Janja por decreto

Empresas de MS são alvo de operação que rastreia origem do metanol em bebidas alcoólicas

Falhas na engenharia do submersível Titan causaram implosão, diz relatório

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Embriagado: condutor que tombou carreta de cimento na BR-262 é preso

Últimas Notícias

Política

Câmara realiza audiência pública para debater valorização dos servidores da educação

O encontro vai contar com representantes sindicais, profissionais da área e Secretaria Municipal de Educação

Cotidiano

Reprovou na prova prática? Detran libera consulta das faltas por aplicativo em MS

Segundo o próprio Detran, antes o processo era mais burocrático e exigia solicitação de laudo por meio da ouvidoria

Famosos

Tá certo? Mateus Solano dá tapa e derruba celular de fã no teatro: ‘Agredida’

Fã alega ter ficado “machucada” com tapa que Mateus Solano deu para evitar a filmagem durante uma peça de teatro em Santa Rosa (RS); veja o vídeo

Cotidiano

Agora é lei: Renais crônicos são considerados pessoas com deficiência em MS

Reconhecimento assegura direitos aos renais crônicos, facilitando o acesso a benefícios e serviços