Durante a solenidade de posse da nova diretoria da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária), a senadora Tereza Cristina (PP) destacou a boa organização do sistema sul-mato-grossense. O evento ocorreu na noite da última sexta-feira (12), em Campo Grande.
A solenidade reuniu representantes da agricultura e pecuária, parlamentares, sindicatos e autoridades locais. Com isso, foi empossado o produtor rural Marcelo Bertoni à presidência e Mauricio Saito como vice-presidente. Já Frederico Stella será o diretor-tesoureiro e o diretor-secretário será Fábio Olegário.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Em posse da palavra, a senadora destacou a atuação de Bertoni na presidência da Federação, além da boa organização. “Sua dedicação ao nosso estado e aos produtores rurais fez com que conquistasse respeito nacional. Hoje, o nosso sistema é um dos mais organizados do país”, declarou Tereza.
Bertoni ressaltou a missão da Famasul em conferir representatividade ao setor produtivo. “O nosso compromisso permanece o mesmo, representar com força, agir com responsabilidade e entregar resultados para o produtor rural e para toda a sociedade”, disse.
Durante a última gestão, foram emitidos 222 mil certificados em cursos do Senar/MS, participação de 669 mil alunos no Programa Agrinho e o atendimento de 35 mil pessoas em programas de saúde.
Parcerias
No mês passado, foi lançada a implantação de uma PDOA (Propriedade de Origem Animal) para organizar e fortalecer a cadeia da ovinocultura. A iniciativa envolve a Prefeitura, Governo do Estado, Sistema Famasul, Senar e Agraer, beneficiando 50 produtores da agricultura familiar.
Contudo, no ano passado, após um diálogo com o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho, com a participação da Federação, foram divulgados pela administração municipal os novos valores do ITR (Imposto Territorial Rural), que apresentou redução de mais de 18% no item referente às terras de boa aptidão para lavoura.
“A Famasul tem papel fundamental no fortalecimento do agro e no desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. Tenho certeza de que, sob a liderança de Bertoni, seguirá contribuindo para o crescimento sustentável e para a geração de oportunidades que transformam a vida das pessoas”, afirmou a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes.
O governador Eduardo Riedel destacou a relevância do setor produtivo para a economia estadual. “O estado cresceu, atraiu investimentos e consolidou um ambiente de negócios cada vez mais favorável. Nossa estratégia está alicerçada em segurança alimentar, transição energética e sustentabilidade, todos ligados ao agro”, afirmou.

✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!
(Revisão: Bianca Iglesias)