O senador por Mato Grosso do Sul, Nelsinho Trad (PSD), defendeu medidas que reforcem o combate às bebidas adulteradas. “Essa é uma pauta de vida”, disse em audiência pública que debateu o tema no Senado nesta quarta-feira (15).
Assim, defendeu os direitos dos consumidores. “O consumidor precisa ter a garantia de que o que está comprando é seguro. E o Brasil precisa ter um sistema eficiente, moderno e rastreável, que puna quem falsifica e proteja quem produz corretamente”, disse.
Debate
“Não podemos permitir que o crime continue lucrando às custas da vida das pessoas. É preciso endurecer o combate e dar transparência à cadeia produtiva”, destacou Nelsinho.
Além disso, apontou que o tema é questão de saúde pública e de segurança do consumidor. “Estou estudando ações para a rastreabilidade das bebidas”, anunciou.
O debate aconteceu a partir de requerimento do senador. Então, a CAS (Comissão de Assuntos Sociais) realizou a audiência após casos de circulação de bebidas alcoólicas adulteradas e intoxicação por metanol.
No Senado, a Comissão tem Marcelo Castro (MDB/PI) como presidente. Representantes do setor produtivo e do Governo Federal participaram do encontro.
Queda de vendas
Então, apontaram como principais responsáveis pela crise o comércio informal e o mercado ilícito. O presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paulo Solmucci, relatou que os estabelecimentos regulares estão sendo penalizados.
Conforme o representante, após os casos, houve queda de até 60% nas vendas de destilados. A senadora Damares Alves defendeu o endurecimento das punições para bebidas adulteradas.
“O criminoso precisa sentir a dor das famílias que perderam um jovem envenenado por uma bebida clandestina”, disse. Representantes dos ministérios da Saúde, Agricultura, Justiça e Segurança Pública e Receita Federal participaram da audiência.
Por fim, também houve participação da Anvisa, Abrasel, Abrabe, ABBD, Sindicerv, Abrace, Abrape, e da Tracit (Aliança Transnacional para o Combate ao Comércio Ilícito).
Compromisso com o leitor
O Midiamax reforça o compromisso social em oferecer conteúdo jornalístico de qualidade para nossos leitores. Nossa redação produz diariamente um grande volume de informação responsável em que você pode confiar. Navegue pelas editorias e leia outras notícias de utilidade pública em nosso site.
Recomende o Midiamax para amigos e familiares. Faça parte de nossas comunidades no Facebook, Instagram, Twitter, Tiktok e Helo.
(Revisão: Dáfini Lisboa)