O PCB-MS (Partido Comunista Brasileiro em Mato Grosso do Sul) negou ligação com ameaça de bomba deixada em terminal de ônibus em Campo Grande nesta quarta-feira (8). Artefato explosivo assustou usuários do transporte coletivo e mobilizou equipes da Polícia Militar. Além disso, junto aos aparatos, estavam mensagens com símbolo comunista, usado pelo partido político.
Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, um ‘barbudo’ usando máscara cirúrgica abandonou duas sacolas com supostas bombas no Terminal Morenão. Os pacotes continham ameaças e mensagens relacionadas ao comunismo, deixando passageiros e trabalhadores em alerta.
O esquadrão antibomba da Polícia Militar foi acionado para analisar os artefatos, em uma operação que durou cerca de 1h30 e interditou o terminal, causando transtornos no transporte público.
Então, após desarmar a bomba, descobriram que haviam pedaços de azulejo nela. Isso poderia causar maior poder de destruição caso ela fosse acionada.
Esclarecimento do PCB-MS
Ademais, após a repercussão do vídeo de detalhes da bomba, que mostrou os panfletos com o símbolo comunista, o PCB-MS veio à público esclarecer a situação. Assim, em comentário de post do Jornal Midiamax, publicaram nota negando relação com o ocorrido.
Confira a nota na íntegra:
“O Partido Comunista Brasileiro (PCB) vem a público para esclarecer que não tem nenhuma relação com o ocorrido hoje, 8 de outubro, no Terminal Morenão em Campo Grande (MS).
Casos similares, envolvendo artefatos explosivos e panfletos, foram registrados em outras regiões do Brasil em 2024 e 2025. Mais uma vez, precisamos afirmar de forma enfática: não temos qualquer envolvimento com esses incidentes, tampouco com pessoas ou organizações que pratiquem tais atos.
O PCB se coloca ao lado da classe trabalhadora, principal usuária de um sistema de transporte público sucateado e superlotado. Consideramos irresponsável qualquer pretensa ação política que coloque em risco a integridade física e psicológica de nossos irmãos e irmãs trabalhadoras.“
Investigação em Andamento
A Polícia Civil já iniciou as investigações para identificar o barbudo que abandonou as sacolas. Até o momento, não há informações sobre motivações ou possíveis ligações do suspeito com grupos extremistas.
As mensagens políticas deixadas nos pacotes passarão por análise de equipes do Garras. Por fim, após a confirmação de que não havia mais riscos, houve liberaçaõ do terminal. A comunicação de qualquer situação é diretamente ao 190.