Pular para o conteúdo
Política

PEC da jornada de 6 horas diárias é protocolada na Câmara de Campo Grande

Proposta quer mudar Lei Orgânica do Município para limitar a jornada dos servidores públicos municipais para 30 horas semanais
Thalya Godoy -
Extra
Proposta visa reduzir carga horária de serviço. (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

Os servidores públicos municipais podem ter a carga horária de trabalho reduzida para seis horas diárias, caso proposta seja aprovada na Câmara de Vereadores. A vereadora Luiza Ribeiro (PT) retomou, neste ano, a discussão sobre a redução da jornada de serviço para 30 horas semanais com o apoio de outros 10 colegas. 

A parlamentar já havia movimentado a pauta durante a discussão do fim da jornada 6×1, no Congresso Nacional, no fim de 2024. Um abaixo-assinado em apoio à PEC em chegou a quase 2 mil assinaturas.

Neste ano, a petista retorna ao debate protocolando a Proposta de Emenda Modificativa à Lei Orgânica do Município (PLOM) nº 106/2025 na Câmara Municipal de Campo Grande. 

O texto estabelece uma jornada de 30 horas semanais, limitada a 6 horas por dia, sem redução de salário. Caso seja aprovada, a PEC modificaria o inciso IX do artigo 14 da Lei Orgânica do Município. Algumas categorias, como psicólogos e assistentes sociais, já cumprem regime de trabalho semelhante.

A PEC foi assinada por outros dez vereadores: Ronilço Guerreiro (PODE), Professor Juari (PSDB), Junior Coringa (MDB), Marquinhos Trad (PDT), Veterinário Francisco (União), Fábio Rocha (PSDB), Flávio Cabo Almi (PSDB), Landmark (PT), Jean Ferreira (PT) e Neto Santos (Republicanos).

Manutenção dos serviços

luiza consórcio
Vereadora Luiza Ribeiro (PT) | (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Segundo a autora, a proposta visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores sem comprometer o funcionamento do serviço público. 

“A atual jornada de oito horas diárias impõe aos servidores uma série de despesas e uma perda excessiva de tempo do seu cotidiano, sem que isso represente aumento de produtividade. É preciso repensar esse modelo, trazendo mais qualidade de vida, bem-estar e motivação para quem serve à cidade”, aponta Luiza Ribeiro.

A proposta apresentada neste ano foi alterada e inclui os servidores contratados que exercem a mesma função de trabalhadores concursados.

Parecer da Procuradoria rejeita proposta

Contudo, parecer da Procuradoria da Câmara de Vereadores, emitido nesta segunda-feira (16), rejeitou a proposta por entender que a Lei Orgânica Municipal reproduziu o que é estabelecido na Constituição Federal, de limite máximo de 8 horas diárias.

“Entretanto, convém destacar que esse limite máximo de jornada dos servidores municipais fixado em 8 (oito) horas diárias no artigo 14, da LOM, não impede que seja fixado um limite mínimo para a jornada de 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta semanais), por meio de alteração do Estatuto dos Servidores Municipais (Lei Complementar nº 190/201) que é o instrumento normativo adequado para definir os pormenores acerca do regime jurídico dos servidores municipais”, analisa a procuradora Michelly De Oliveira Sarmento Daroz.

Porém, o parecer da Procuradoria serve de orientação e pode ser rejeitado pelas comissões permanentes da Casa de Leis, tendo possibilidade de ser votado em plenário de forma nominal, em dois turnos. Neste caso, será necessário um parecer da CCJ (Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final).

Fim da jornada 6×1

O debate sobre a redução do horário de trabalho ganhou destaque no cenário nacional, no fim de 2024, com a PEC (Proposta de Emenda À Constituição) que trata do fim da jornada 6×1, em que se trabalha seis dias e folga em apenas um. A ideia foi proposta pelo Movimento Vida Além do Trabalho e apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL), na Câmara dos Deputados.

Além disso, em Brasília tramita a PEC 221/2019, do Deputado Reginaldo Lopes (PT), que reduz de 44 para 36 horas a jornada semanal do trabalhador brasileiro.

A proposta da vereadora Luiza Ribeiro sobre a redução da jornada de trabalho dos servidores municipais colhe assinaturas. CLIQUE AQUI para acessá-la.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PCMS publica novo edital de classificação do concurso para escrivão e investigador

VÍDEO: Influenciador Buzeira carregou espingarda ao ver chegada da PF em sua casa

Homem ainda não identificado morre em hospital de Dourados após acidente em rodovia

Motorista fura preferencial e causa acidente no Jardim Panamá

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do Ministério Público recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Residencial Jardim Antártica

Inscrições para concorrer a 30 apartamentos no Jardim Antártica abrem nesta segunda-feira

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Exposição feita por crianças com deficiência será exibida no Bioparque Pantanal

Do dia 21 a 25 de outubro, a exposição 'O Pantanal sob um olhar extraordinário' estará disponível a contemplação

Trânsito

VÍDEO mostra militar sendo lançado após batida com carro no Recanto dos Pássaros

Gabriel parou a cerca de 5,5 metros do local da batida e não resistiu aos ferimentos

Transparência

Empresa terá um ano e R$ 4 milhões para concluir asfalto em bairros de Dourados

Prazo para conclusão da obra de infraestrutura urbana é de 365 dias

Trânsito

Escuridão em trecho onde militar morreu em acidente preocupa moradores

Apesar de existir duas placas de ‘Pare’, o poste no cruzamento está sem luz, segundo moradores