Pular para o conteúdo
Política

Prefeitos de MS se reúnem com direção-geral da Itaipu no Paraná

Gestão de resíduos sólidos esteve entre as pautas abordadas, já que tem impacto direto no reservatório da Itaipu
Fábio Oruê -
itaipu
Prefeitos se reuniram na Itaipu (Divulgação, Itaipu)

Os prefeitos representantes do Conisul (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul do ) se reuniram nesta segunda-feira (17) com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, no Paraná. Ao todo, 14 prefeitos ou representantes participaram da reunião e também de visita técnica à usina.

A pauta da reunião teve a discussão de estratégias para fortalecer a parceria entre os municípios do Consórcio e a Binacional. Participaram do encontro representantes dos municípios de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, , Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, , Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.

Execução de convênios dentro do devido prazo e a colaboração na gestão de resíduos sólidos também estiveram em discussão. Segundo Verri, a reunião representou “um reforço da parceria da Itaipu com esses municípios”.

O diretor ressaltou o papel dos municípios na gestão desses resíduos, que impactam o reservatório. Também tratou da necessidade de manter uma relação constante, para garantir a preservação ambiental.

Itaipu Mais que Energia

Durante a reunião, Luciano Inacio, da assistência da Diretoria de Coordenação da Itaipu, respondeu às dúvidas referentes aos prazos e execuções do edital Itaipu Mais que Energia, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Alguns prefeitos estão assumindo o cargo pela primeira vez e estão se inteirando dos temas.

O programa Itaipu Mais que Energia é uma iniciativa da binacional, que, desde 2023, abrange diversas ações voltadas para a preservação ambiental, apoio a projetos sociais e desenvolvimento regional sustentável.

Cada município pode ter acesso em média a R$ 2 milhões após ter elaborado um projeto, analisado pela Caixa Econômica Federal, e publicado edital.

itaipu
Visita técnica levou os prefeitos até a usina (Divulgação, Itaipu)

Investimentos

O presidente do Conisul, Rogério de Sousa Torquete, ressaltou a inclusão de 35 municípios de Mato Grosso do Sul viabilizado pelo Edital 1 do programa. “Para nós, essa parceria foi como ganhar na “, declarou o Torquete.

Ele explicou que os municípios enfrentam dificuldades financeiras, com a maioria das receitas destinadas à saúde, educação e folha de pagamento, o que limita investimentos em infraestrutura e sustentabilidade. Por isso, o apoio da Itaipu pode ser direcionado para projetos como pavimentação de estradas e gestão de resíduos sólidos.

Torquete, que é de Tacuru, menciona os avanços em infraestrutura rural. “A adequação de estradas, construção de curvas de nível e recuperação de nascentes têm contribuído diretamente para evitar erosões e melhorar a qualidade de vida da população”, diz.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara de Cassilândia firma contrato com a Fapec para concurso público

título dados

Justiça Eleitoral inicia plantão para regularização do título a partir desta segunda-feira

Subnotificada, colisão traseira soma 890 casos em MS; quem tem a culpa?

Programe-se: Agetran divulga ruas que serão interditadas neste domingo em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Pode levar garrafa d’água? Confira regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Quem agredir ou desacatar profissionais de saúde em MS poderá pagar multa

Últimas Notícias

Cotidiano

Expansão de cursos e falta de RQE desafiam qualidade da medicina, aponta sindicato

Presidente do Sindicato dos Médicos de MS, Marcelo Santana Silveira, detalha preocupação com o futuro da carreira

Cotidiano

Feira Central se pronuncia sobre bebidas artesanais apreendidas após denúncias

Feira Central disse estar comprometida em apoiar a regularização dos empresários para que operem com qualidade e dentro da lei

Emprego e Concurso

Inscrições para o Vestibular da UEMS terminam em novembro 

São 871 vagas em MS, para os câmpus da Capital e interior do Estado

Cotidiano

UFMS realiza Feira das Profissões a partir desta segunda-feira

A programação irá apresentar os cursos de graduação ofertados pela Universidade para os visitantes