Pular para o conteúdo
Política

‘Preparar para governar o Estado’: PT define metas após eleição de nova diretoria em MS

Deputado federal Vander Loubet foi eleito como presidente do diretório estadual, enquanto o deputado estadual Pedro Kemp assume o diretório em Campo Grande
Thalya Godoy -
vander
Deputado federal Vander Loubet, que assume a presidência do diretório estadual em MS. (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

O foco do PT em Mato Grosso do Sul, a partir da eleição da nova diretoria, será a reeleição do presidente Lula em 2026 e a reestruturação da sigla para voltar a governar o Estado, como na época do ex-governador . O PED (Processo de Eleição Direta) levou mais de 7,8 mil filiados do Partido dos Trabalhadores às urnas, em 65 dos 79 municípios, no último domingo (6). 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (7), o deputado federal e agora novo presidente do diretório estadual, Vander Loubet (PT), aponta que a união das diferentes correntes dentro do PT como em 1998 é um dos pontos-chave para voltar a eleger um governador. 

“Senti essa motivação na militância do PT que a gente pode reconstruir aqui o partido e preparar o partido para governar o Estado. Claro que não vai ser da mesma forma que 28 anos atrás. Agora vai ser com outro perfil. Aquele período estava no auge do sindicalismo, nós conseguimos juntar um sindicalista e um cara do agro. Naquela época, a gente conseguiu desbancar o [Pedro] Pedrossian que tinha quatro mandatos de governador […] talvez não agora, no ano que vem, mas vai ser o começo para a gente arrancar”, declarou. 

O PT em Mato Grosso do Sul realizou um convite ao ex-deputado federal Fábio Trad – que recentemente se desfiliou do PSD. Uma das alternativas ventiladas seria lançá-lo para disputar o cargo de governador em 2026. Entretanto, ainda não houve resposta por parte do advogado. “Ele cabe no PT. Eu sinto que a militância aceita o Fábio com a maior tranquilidade”, declarou Loubet.

Outra possibilidade do partido é a ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet (MDB). A intenção seria lançá-la novamente como candidata ao Senado Federal, onde ficou até 2022. 

Loubet pontuou até que, se ela tivesse desempenho melhor nas pesquisas, ele estaria disposto a retirar a candidatura como senador. “Não acho que cabe a minha candidatura e a candidatura dela. O Lula tem que ter um senador aqui, seja eu, ou seja ela”, avaliou. Porém, ainda não houve conversa entre Tebet e o PT. 

Impasse sobre governador

Prioridade do partido é reeleger Lula, em 2026. (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

O Partido dos Trabalhadores vive outro impasse: se continua a compor a base do governador Eduardo Riedel (PSDB) ou se entrega os cargos que ocupa, como na Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). 

Os dirigentes, por enquanto, aguardam a decisão do tucano sobre qual sigla irá se filiar após o fim do PSDB e se, irá, como em 2022, declarar apoio à direita e Jair Bolsonaro (PL). Vale lembrar que Riedel declarou apoio a anistia aos envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro.

“Nós entramos pela porta da frente e iremos sair pela porta da frente. Não vejo problema se tiver que sair do governo Riedel. Primeiro temos que aguardar o que ele vai nos falar para qual partido vai falar, a opção dele é fazer uma aliança com a direita? […] se o Riedel não quiser abrir palanque para o Lula nós vamos sair do governo, não tenha dúvidas”, avalia o congressista.

De acordo com o ex-presidente do diretório estadual, Vladmir Ferreira, a expectativa do diretório é que uma decisão sobre as candidaturas seja tomada até outubro deste ano. A ex-ministra das mulheres, Cida Gonçalves, também seria cotada para ser candidata. “Nós vamos tomar essa decisão antes de outubro para que a gente possa informar a sociedade, nossa militância o rumo do PT para 2026”, espera. 

Prioridades do PT

Além de reeleger Lula em 2026, entre as prioridades do PT em Mato Grosso do Sul está organizar o cadastro dos filiados e profissionalizar a comunicação. 

De acordo com o deputado estadual e agora presidente do PT em , Pedro Kemp (PT), a Capital representa cerca de 30% do eleitorado do Estado e possui responsabilidade nas metas. 

Ele lista quatro prioridades. A primeira seria a organização do partido e atualização da lista de filiados. Ele explica que muitos cadastros estão desatualizados. “Queremos ter uma interlocução mais direta e permanente com os filiados”, afirma Kemp.

Ainda entram nesta lista de metas a formação política dos filiados, com cursos para base, lideranças e dirigentes; profissionalização da comunicação do PT e dar sustentação à bancada de vereadores na Câmara Municipal. A sigla ocupa três cadeiras na Casa de Leis com Luiza Ribeiro, Landmark Rios e Jean Ferreira. 

Eleições para nova diretoria

PT define novas metas. (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Após um dia inteiro de votação e apuração de urnas, o deputado estadual Pedro Kemp foi eleito para presidir o diretório de Campo Grande e o deputado federal Vander Loubet, para comandar o PT de Mato Grosso do Sul.

O resultado das eleições foi divulgado por volta de 22h de domingo (6), depois de um dia inteiro de votação, que encerrou às 17h.

Assim, a presidência interna do partido tem duração de quatro anos. No Estado, são mais de 21 mil filiados. Em Campo Grande, são 946 votantes.

Kemp disputou a presidência do partido na Capital com a ex-vereadora Elaine Becker. Ela recebeu 219 votos enquanto o deputado estadual teve 675.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Já Loubet disputou a presidência estadual com o então presidente, Humberto Amaducci. O deputado federal teve 762 votos contra 162.

A nível nacional, Edinho foi eleito para presidir o PT com 62,53% dos votos válidos. Ele disputou com Rui Falcão e Valter Pomar.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suspeita de veículo clonado? Detran orienta como proceder em casos de fraude

Mamadeiras para centros infantis de Três Lagoas vão custar meio milhão

Quem matou Odete Roitman? Campo-grandenses dão seus palpites sobre identidade do assassino

Bebê de 11 meses é reanimado e levado para hospital após se afogar em piscina de plástico

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Durante intervenção policial, jovem é ferido a tiros e morre em aldeia de Dourados

Últimas Notícias

Trânsito

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Os bloqueios estão programados para ocorrer entre sexta-feira (17) e domingo (19)

Cotidiano

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

Exercício contou com bombeiros civis e equipes de resgate no Aeroporto de Campo Grande e movimentação chamou a atenção

Brasil

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Carteira Nacional de Habilitação pode passar por mudanças nas exigências

Loterias

Quem será o sortudo? Aposta de Campo Grande leva prêmio de R$500 mil na Loteria Federal

Bilhete foi comprado na Lotérica Trevo Hiroy, na Vila Alba