Pular para o conteúdo
Política

Projeto que ‘une’ direita e esquerda vai à votação em regime de urgência em Campo Grande

Vereadores do PT e PL assinam projeto que prevê melhoria nos ônibus do transporte coletivo da Capital
Fábio Oruê -
onibus projeto
Ônibus uniu esquerda e direita em Campo Grande (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Em anos de polaridade política tão aflorada, a ‘união’ de partidos da esquerda e da direita pode parecer improvável, mas não em . Projeto de Lei de coautoria de vereadores do PL (Partido Livre) e PT (Partido dos Trabalhadores) vai à votação em regime de urgência em sessão nesta quinta-feira (29).

O Projeto de Lei n° 11.636/2025 prevê a obrigatoriedade de ar-condicionado nos novos ônibus do urbano da Capital. Além de ficarem lado a lado no plenário da Casa de Leis, os ‘opostos’ também estão juntos no papel.

A proposta surgiu do vereador Landmark Rios (PT), com coautoria dos vereadores Luiza Ribeiro (PT), Jean Ferreira (PT), André Salineiro (PL), Ana Portela (PL) e Rafael Tavares (PL).

Pauta de Landmark desde o início do mandato, o projeto ganhou força após a Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) determinar que o Consórcio Guaicurus retire 98 ônibus velhos das ruas de Campo Grande.

“Essa é uma luta de quem pega terminal lotado todo dia. O calor dentro dos ônibus beira os 40 graus, gente passa mal, sofre, paga caro e ainda anda espremido. Nosso projeto é simples: ou os novos ônibus vêm com ar-condicionado, ou não servem”, diz Landmark.

Para o parlamentar, o apoio das bancadas mostra que o projeto não é de partido, e sim “do povo”. O projeto estabelece que todos os novos veículos adquiridos ou incorporados ao sistema deverão conter sistema de climatização funcional e eficiente.

A (Agência Municipal de Trânsito) e Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos ) ficam responsáveis pela fiscalização, segundo a proposta. Se aprovado, o projeto seguirá para sanção da prefeita Adriane Lopes (PP).

ônibus
Ônibus quebra e passageiros aguardam outro veículo (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Substituição dos ônibus

O Consórcio Guaicurus têm 30 dias para trocar os ônibus velhos por outros que estejam dentro da idade estipulada em contrato. A discussão sobre a idade da frota de Campo Grande já permeia anos.

Assim, decisão assinada pelo diretor-presidente da agência, José Mário Antunes da Silva, diz: “DETERMINO a retirada de circulação dos 98 (noventa e oito) veículos identificados no Ofício n. 2.397/DIRETRAM/AGETRAN, de 11 de dezembro de 2024 (fls. 07-21), por estarem em desconformidade com os limites de idade útil previstos contratualmente”.

Por fim, determinou abertura de processo administrativo para aplicação de multa, que é de 5% sobre o valor da receita diária, conforme o contrato de concessão. Relatório da CPI do Consórcio Guaicurus, na Câmara dos Vereadores, evidenciou três regiões mais afetadas pelo transporte público com frota velha. 

Destacaram-se como regiões mais afetadas: Sul, Sudoeste e Norte de Campo Grande. Seis linhas receberam o título de mais problemáticas, sendo elas: 070, 080, 102, 235, 302 e 517.

Contudo, outras linhas também estão entre as citadas nas reclamações. Os grupos mais impactados com o serviço do Consórcio são “trabalhadores, estudantes, idosos e pessoas com deficiência”.

A reportagem acionou a assessoria do Consórcio Guaicurus para se manifestar sobre a decisão. Assim que obtiver retorno, a resposta será inserida neste espaço.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inmet: chuva de 100 mm e granizo podem causar estragos em cidades de MS

Esteticista é presa após agredir esposo com tijoladas, empurrar bombeiro e desacatar policiais

Ao vivo, Angélica surpreende Lula com pedido sobre STF: ‘Vai perder a chance?’

cobra sobe na balança e descobre peso em campo grande 1

Gordinha? Cobra sobe na balança para exames e tem estado de saúde verificado em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

É AMANHÃ: Supercopa de Vôlei tem ingressos a partir de R$ 40; saiba como garantir o seu

consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

Rapaz é baleado em Sidrolândia e identifica autor do crime antes de desmaiar

Últimas Notícias

Brasil

Operação em SP mira quadrilha suspeita de falsificação de bebidas com metanol

Número de casos confirmados de intoxicação por metanol no Brasil subiu para 41

Mundo

Escritora sul-coreana Baek Se Hee morre aos 35 anos

Autora ganhou reconhecimento internacional ao abordar de forma sensível e direta temas como depressão e saúde mental

Cotidiano

Inscrições para concorrer a 30 apartamentos no Jardim Antártica já têm data definida

O processo da Emha é voltado as famílias com renda mensal de até R$ 2.850

Brasil

Número de trabalhadores por aplicativo cresce 25% e chega a 1,7 milhão

Transporte de passageiros concentra 58% dessas pessoas