Pular para o conteúdo
Política

Projeto quer antecipar aulas teóricas da autoescola um ano antes da idade mínima em MS

O projeto proíbe expressamente que esses jovens façam os exames escritos e de direção, exigidos para a obtenção do documento, antes de completarem a idade mínima legal
Vinicios Araujo -
(Foto: Arquivo, Midiamax)

apresentado na (Assembleia Legislativa de ) pretende autorizar que jovens iniciem as aulas teóricas da autoescola um ano antes de atingirem a idade mínima exigida para cada categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta é do deputado estadual João Henrique (PL) e, se aprovada, será válida em todo o Estado.

Pelo texto, adolescentes poderão ingressar nas autoescolas para a formação teórico-técnica da CNH mesmo antes da maioridade, desde que respeitada a restrição de não realizar provas práticas nem abrir processo formal junto ao Detran. 

O projeto proíbe expressamente que esses jovens façam os exames escritos e de direção, exigidos para a obtenção do documento, antes de completarem a idade mínima legal.

O que diz a legislação atual

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite que o processo de habilitação seja iniciado somente a partir dos 18 anos para a categoria A (motos) ou B (carros). Já para categorias profissionais como D e E, é necessário ter, no mínimo, 21 anos.

O processo é composto por etapas teóricas, exame psicotécnico, exame médico, aulas práticas e provas finais. Nenhuma delas pode ser realizada sem a abertura do processo de habilitação no Detran, o que exige o cumprimento da idade mínima legal.

Na justificativa, o autor defende que a antecipação das aulas teóricas não fere a legislação federal, já que não permite a condução de veículos por menores de idade. 

Segundo Catan, a medida pretende aliviar a ansiedade dos jovens diante das provas teóricas, além de facilitar a inserção no mercado de trabalho para quem precisa da CNH como diferencial competitivo.

O projeto também cita como precedente a Resolução n. 265, do Contran, que autoriza, desde 2007, a oferta do conteúdo teórico de trânsito como atividade extracurricular no ensino médio, embora sem efeito direto na emissão da CNH.

A proposta chegou até a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), que definiu como relator o líder governista, deputado Pedro Pedrossian (PSD).

***

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued