Pular para o conteúdo
Política

PSB em MS vive impasse sobre apoio de candidatos da direita nas Eleições de 2026

Com Alckmin de vice do Lula, a sigla em MS tem conflito interno sobre apoio a candidatos de direita
Anna Gomes -
alckmin
Geraldo Alckmin (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Falta um ano para as eleições de 2026, mas a política em Mato Grosso do Sul já passa por momentos de intensas movimentações. Dentro do PSB (Partido Socialista Brasileiro) existe impasse sobre apoios no próximo pleito. Devido à ideologia da Nacional, a sigla deve apresentar mudanças na diretoria, tanto do diretório municipal quanto estadual.

A recente filiação do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, ao PP afetou o cenário da legenda. O ex-tucano tem o apoio dos ‘chefões’ do PSB de MS para tentativa de reeleição à cadeira do governo do Estado.

Contudo, o impasse dentro do PSB é o posicionamento das siglas. Isso porque Riedel agora é filiado a um partido considerado de direita. Isso poderia não agradar a nacional do PSB, considerada de centro-esquerda.

Vice-presidente

Além disso, a situação possui outro ponto crítico. Com a filiação em partido de direita, Eduardo Riedel não deve apoiar a reeleição do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao lado de Lula, Geraldo Alckmin (PSB) atua como vice.

Então, Geraldo Alckmin vice de Lula tornaria dificultoso que os políticos do PSB consigam liberdade de apoiar a reeleição de Eduardo Riedel. Quem apontou a situação interna ao Jornal Midiamax foi o vereador e presidente municipal do PSB, Carlos Augusto Borges, o Carlão.

Deputado estadual e presidente do diretório estadual do PSB em Mato Grosso do Sul, Paulo Duarte deve sair do partido. O motivo seria a incerteza sobre liberdade para apoio à reeleição de Eduardo Riedel ao Governo do Estado.

Carlão já havia adiantado ao Jornal Midiamax que Duarte vai deixar a cadeira de presidente estadual da sigla. “Fiquei sabendo que vai deixar o PSB. Não tenho certeza, mas me falaram que ele estava querendo ir para o “, disse.

Diretório

Além disso, Carlão disse que irá procurar resolutiva sobre como ficará a diretoria do partido no Estado. “Vou viajar para para me encontrar com a direção nacional do partido e ver se eles têm algum nome para ser presidente do diretório. Vou ver ainda o que eles dizem. Não temos nada concreto”, afirmou Carlão.

O vereador defende a busca pela reeleição de Eduardo Riedel. Contudo, também acaba no impasse. “Seria ótimo se a nacional conseguisse nos dar a liberdade de cada Estado decidir quem apoiar, mas eu acho meio difícil”, disse.

Carlão apontou a participação do PSB no projeto do PT para a presidência da República. “O Geraldo Alckmin é do PSB e é vice do Lula. Acho que devem querer que a gente apoie o PT”, explicou Carlos Augusto Borges.

O vereador disse que não descarta a possibilidade de se licenciar da sigla para ficar ‘neutro’ durante o período eleitoral.

A situação, segundo Carlão, exige posicionamento estratégico. Neste caso, disse que o PSB-MS precisará avaliar se continuará a apoiar Riedel ou se alinhará com as diretrizes do partido em nível nacional.

Mudanças

No próximo dia 13 de outubro, o PSB de Mato Grosso do Sul vai realizar um encontro importante, que promete trazer à tona discussões cruciais para o futuro do partido no Estado. Autoridades nacionais foram convidadas, mas até o momento Carlão não confirmou a presença.

Ao Jornal Midiamax, Carlão ressaltou a importância de que cada Estado possa escolher quem apoiar, seja de direita ou de esquerda. O vereador disse que pode deixar de concorrer a deputado federal ou estadual caso o partido não forme uma chapa competitiva em Mato Grosso do Sul.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued