Pular para o conteúdo
Política

PSB reconduz Carlão ao comando de diretório municipal, enquanto futuro da estadual segue incerto

Paulo Duarte, presidente regional do partido, prestigiou eleição, disse estar bem na legenda, mas não descartou mudança para 2026
Vinicios Araujo, Anna Gomes -
Kelly, vice-presidente municipal; Carlão, presidente municipal; e Paulo Duarte, presidente regional, do PSB. (Foto: Anna Gomes, Midiamax)

O vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, foi reconduzido à presidência do Diretório Municipal do PSB em , em eleição realizada na manhã desta segunda-feira (13) na Câmara de Vereadores. A manutenção do comando ocorre em meio a um impasse no partido sobre os alinhamentos para as eleições de 2026, que pode culminar na saída do presidente regional da sigla, o deputado estadual Paulo Duarte.

Carlão, que é o único vereador do partido na Capital, afirmou que a decisão pela sua permanência por mais dois anos se baseia na necessidade de quem detém mandato assumir a responsabilidade pela articulação política. “Eu acho que quem tem mandato e sai fora, a responsabilidade para outra pessoa é ruim. A gente tem que continuar. Eu acho que a gente tem mandato, algumas coisas que o partido precisar, a gente é mais fácil de arrumar”, declarou.

A chapa municipal sofrerá alterações, com a mudança de aproximadamente seis nomes e a inclusão de Kelly Cristina da Costa Leal na vice-presidência, cargo que não ocupava anteriormente. Segundo o vereador, uma tentativa de alçá-la à vice-presidência no momento de sua filiação não foi possível devido a regras internas que só permitem mudanças em convenções ou encontros partidários.

Impasse

Enquanto o diretório municipal se organiza, a principal indefinição reside na esfera estadual. O presidente do PSB-MS, deputado Paulo Duarte, confirmou a possibilidade de deixar o partido. O motivo, segundo ele, não é um descontentamento interno, mas a falta de uma definição da executiva nacional sobre o apoio à reeleição do governador Eduardo Riedel (PP).

“Estou muito à vontade, tanto é que eu vim aqui pra prestigiar o Carlão, que é meu amigo, à recondição dele na presidência do PSB. E uma eventual saída minha não é por conta de eu não estar bem. Tô muito bem dentro do PSB. Agora, vai ter uma eleição ano que vem, né? E eu já tenho o meu candidato a governador, que é Eduardo Riedel, e não há uma definição nacional”, afirmou Duarte.

“A questão não é a esquerda ou a direita, é a questão de não definição de apoio a Eduardo Riedel”, completou.

O governador de Mato Grosso do Sul tem o apoio da cúpula do PSB no Estado, mas sua filiação a um partido de direita e o fato de o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ser do PSB criam um conflito com a orientação nacional da sigla, alinhada ao governo federal.

Duarte informou que ainda não tem um destino partidário definido e que tem conversado com diversas legendas, como , MDB e PSD. Por enquanto, ele permanece na presidência estadual, sem uma data para a saída. A decisão, segundo ele, “é mais deles [da executiva nacional] do que minha”.

Busca por sucessor

Com a provável saída de Duarte, Carlão adiantou que irá a , possivelmente na próxima semana, para discutir com a direção nacional a sucessão no comando do partido no Estado. A intenção é garantir que o PSB-MS possa indicar o novo presidente.

“Vamos ver lá se eu consigo, pela história que a gente tem no partido, a gente indicar o sucessor”, explicou o vereador. Ele citou que a sigla possui nomes internos com histórico, como o ex-deputado estadual Lauro Davi e o ex-vereador Abadio Rezende, que são filiados.

As conversas sobre a sucessão envolverão Paulo Duarte e Ricardo Ayashi.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com alerta de tempestade, tempo vira em Campo Grande após calor

Com show de Pedro, Flamengo vence com tranquilidade o Botafogo antes da ‘final’ com o Palmeiras

VÍDEO: carro fica destruído por incêndio na Joaquim Murtinho

Idoso morre após ataque de abelhas em Fátima do Sul

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Palmeiras dá show e atropela o Red Bull Bragantino em nova virada pelo Brasileirão

Últimas Notícias

Polícia

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Correspondente a R$ 500,00 por animal

Esportes

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Corinthians superou a Ferroviária por 6 a 5 na disputa de pênaltis

Cotidiano

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Existe possibilidade de chuvas intensas até a próxima sexta-feira (17)

Esportes

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Sport vive um momento delicado na Série A