Pular para o conteúdo
Política

Relatório da CPI livra atual ‘chefão’ do Consórcio que visitou gabinete de Papy

Atemporalidade favoreceu Themis de Oliveira, mesmo sem cumprimento de contrato após 9 meses à frente do transporte coletivo
Vinicios Araujo -
themis consórcio ar-condicionado frota
Themis assumiu cargo de 'chefão' em janeiro. (Helder Carvalho, Midiamax)

Themis de Oliveira, atual diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, livrou-se da responsabilização indicada pelo relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigação da precariedade do serviço que ele chefia há quase um ano. 

Controlando o transporte coletivo da Capital, Oliveira deu sequência às irregularidades adotadas pelo seu antecessor, João Resende, na gestão do contrato bilionário de mobilidade urbana. As condutas estão reveladas no relatório final da comissão.

No dia 30 de junho, Themis foi flagrado pelo Jornal Midiamax deixando a sala da presidência da Câmara de Vereadores em meio às tramitações da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou o grupo empresarial liderado pelo geólogo. 

Naquele episódio, a visita do ‘chefão’ do Consórcio ao chefe do Legislativo, Epaminondas Neto, o Papy (), não se concretizou devido a desencontro de agenda. Quem atendeu Themis foi o líder de gabinete de Papy, às 15h, fora do horário de expediente legislativo da Câmara. No horário vespertino, a maioria dos gabinetes já estão fechados e as atividades se restringem às demandas administrativas.

Ao avaliar a repercussão do ‘flagra’ na porta da presidência, em junho, Papy disse que Themis ‘deu azar de encontrar alguém do Midiamax‘, mesmo achando normal tal encontro em meio à investigação que pode implicar na intervenção do contrato bilionário.

Ao Midiamax nesta sexta-feira (19), Papy negou que o relatório pudesse livrar Themis, a quem já mencionou anteriormente como um conhecido de longa data. 

“A minha informação é a que tivemos acesso do relatório, qualquer coisa fora do relatório eu não tenho conhecimento”, disse.

Contudo, apesar de se amparar no relatório ao afirmar crer que todos os diretores do Consórcio seriam implicados, o próprio presidente da CPI, o vereador Livio Leite (União), confirmou ao Jornal Midiamax que as investigações não recaem aos atuais diretores, tanto do grupo empresarial que controla o serviço quanto das agências reguladoras do município.

“Na verdade, não entraram nem os dirigentes atuais da Agereg, e Consórcio devido ao lapso temporal de apuração, que vai até dezembro de 2024. A gente estava apurando as cláusulas do TAG [Termo de Ajustamento de Gestão], que se encerrou em dezembro de 2024. Por uma questão até de cuidado, a gente não extrapolou os limites que nós determinamos nos fatos determinados. Então, nenhum está cumprindo, nem a Prefeitura nem o Consórcio estão cumprindo. Só que nós poupamos tanto os dirigentes da Agetran e da Agereg deste ano e o dirigente do Consórcio; mas os demais dirigentes do Consórcio, todos estão inseridos nos pedidos de indiciamento”, afirmou Lívio. 

Segundo Leite, a alternativa adotada para implicar os atuais chefes foi solicitar ao Tribunal de Contas a reabertura do TAG para fiscalização na Agetran e Agereg, e, consequentemente, repercutindo nas ações do Consórcio.

Quando assumiu o Consórcio em janeiro, a promessa de Themis era garantir o progresso do transporte coletivo. Oliveira afirmou, no início da sua jornada à frente da empresa, que estaria “pronto para fortalecer um transporte público que reflita o espírito de progresso e desenvolvimento” da Capital.

Nove meses depois, a gestão do atual diretor-presidente do Consórcio é a continuidade de um sistema sucateado, ineficiente e pouco transparente com o cidadão campo-grandense, marcado por denúncias evidenciadas pela CPI, mas que não o implicaram ao final das investigações.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued