Pular para o conteúdo
Política

Reunião nesta segunda define os rumos da CPI do Consórcio Guaicurus

Especialista em mobilidade urbana deve ser convocada e ouvida na CPI do Consórcio
Fábio Oruê, Thalya Godoy -
cpi do consórcio guaicurus
CPI do Consórcio Guaicurus (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Reunião nesta segunda-feira (23) deve definir os rumos da CPI do , que investiga o serviço prestado no de desde abril. Vereadores que compõem a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) debatem sobre a necessidade de novas oitivas.

Um cronograma adicional deve sair nesta reunião, mas o presidente do colegiado, Dr. Lívio Leite (União Brasil), adiantou que um especialista em mobilidade urbana de Campinas participará de oitiva em 2 de julho. O planejamento desta terceira fase previa oitivas até a última quarta-feira (18).

Inclusive, o sócio-proprietário do Consórcio Guaicurus, Paulo Constantino — esperado no último encontro —, apresentou um atestado médico oftalmológico e fugiu da CPI. O do consórcio pediu que o depoimento não aconteça mais.

Uma nova convocação para Constantino também deve entrar na pauta da reunião, apesar do presidente da CPI ter se manifestado contra.

Em junho, foram ouvidos ex-funcionários e diretores do Consórcio Guaicurus na terceira fase da CPI. Dirigentes atestaram que Campo Grande tem quase 97 ônibus vencidos e, aproximadamente, 200 dos 416 da frota precisam ser trocados para atingir a idade média de cinco anos prevista no contrato.

Usuários poderão dar opinião na CPI do Consórcio

Audiência pública marcada para a próxima quarta-feira (25) irá ouvir usuários sobre a qualidade do transporte coletivo prestado em Campo Grande. Os interessados poderão participar, a partir das 13h, diretamente da Câmara de Vereadores ou da Praça Ary Coelho. O centro terá um link com transmissão na Casa de Leis. 

Quem desejar participar poderá se inscrever momentos antes do início da audiência pública. Há a expectativa que diferentes grupos contribuam para a CPI com os relatos sobre o serviço de transporte público, como usuários, trabalhadores, sindicatos, estudantes, idosos, PCDs (Pessoas Com Deficiência), entre outros. 

cpi do consórcio
Oitiva da CPI do Consórcio (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Relatório entregue em agosto

O recesso parlamentar na Câmara de Vereadores de Campo Grande iniciará em 16 de julho. Durante a pausa, não haverá audiências públicas, sessões ordinárias, extraordinárias e nem solenes. O recesso também pode afetar o andamento de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) em andamento ou em tramitação para a instauração.

✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A previsão de entrega do relatório final da CPI do Consórcio Guaicurus seria 20 de julho, mas o recesso parlamentar deve interferir no calendário. No recesso, os prazos ficam paralisados. Ou seja, a CPI pode entregar o relatório final em 15 agosto.

A pausa encerra-se em uma quinta-feira, em 31 de julho, dia de sessão ordinária. Contudo, a primeira sessão do segundo semestre será na terça-feira seguinte, em 5 de agosto. 

Neste período, de 16 a 31 de julho, a Câmara de Vereadores estará aberta para trabalhos administrativos e nos gabinetes. 

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governo de MS realiza leilão de mais de 2 mil mobiliários

Festival Curta Campo Grande leva 58 produções a espaços culturais em novembro

Traje de 50 kg e robô: saiba como funciona o trabalho do esquadrão antibombas do Bope

Quatro policiais são feridos por flechas em protestos contra os EUA na Colômbia

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Rapaz que estava em carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

De Supercopa a encontro de carros, confira o agendão de Campo Grande neste sábado

Últimas Notícias

Polícia

Mulher tem a perna decepada com facão e motosserra durante tentativa de feminicídio em Campo Grande

Força Tática da PM continua fazendo buscas para encontrar o autor

Emprego e Concurso

Seguem abertas inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Ponta Porã

Inscrições vão até o dia 31 de outubro; são 215 vagas para diversos níveis de formação

Brasil

Descriminalização do aborto: entenda o que está em discussão no STF e o que pode mudar

A legislação permite aborto em casos de risco de vida a gestante, se o feto for anencéfalo ou a gravidez for resultado de estupro

Política

Contar se reúne com nacional do Republicanos e comenta sobre futuro político

Ele também teve convite do Novo, mas a reunião com 'chefes' do Republicanos pode ter sido decisiva para a pré-candidatura ao Senado em 2026