Pular para o conteúdo
Política

Riedel quer concluir parte de MS na Rota Bioceânica até disputa à reeleição em 2026

Rota promete reduzir em até 14 dias o transporte de produtos sul-mato-grossenses aos portos do Chile
Vinicios Araujo -
Governador Eduardo Riedel. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Em entrevista à CNN na quarta-feira (12), o governador Eduardo (PSDB) afirmou que pretende entregar, ainda durante o primeiro mandato, uma das principais vitrines de sua gestão: a integração de à Rota Bioceânica. 

Com a previsão de conclusão da ponte entre e Carmelo Peralta em 2026 e obras de acesso já em andamento, o governo estadual aposta na logística internacional como motor econômico e político do Estado.

A entrega parcial da rota, que promete reduzir em até 14 dias o transporte de produtos sul-mato-grossenses aos portos do Chile, é vista como trunfo para alavancar a competitividade do , especialmente frente às carnes processadas exportadas à Ásia.

Agronegócio com valor agregado

Riedel também celebrou o novo status do Brasil como livre de febre aftosa, reconhecido em Paris, reforçando a importância da defesa sanitária estadual e a abertura de mercados premium. 

Para ele, o Estado está preparado para ampliar exportações de carnes e ampliar a agroindustrialização, transformando soja, milho, laranja e florestas em produtos processados com maior valor agregado. 

“Do ponto de vista comercial, isso traz, sem dúvida nenhuma, uma consequência desde a ponta, a produção, o produtor, até as unidades processadoras e comercializadoras que vão ter acesso a novos mercados e mercados premium, mercados que pagam melhor, mercados que têm uma maturidade maior em alguns produtos”, projetou.

UFN3: é preciso competitividade para avançar

Sobre a retomada da UFN3, fábrica de fertilizantes nitrogenados em , Riedel pontuou que o projeto só terá viabilidade se houver competitividade na oferta de gás natural. 

“Nós temos que equacionar isso aqui até para a fábrica, a UFN3, que está nesse processo de retomada, ela se tornar superavitária, competitiva e poder gerar o resultado esperado para os investidores, inclusive. Para o Brasil é excelente, para o produtor ter a matéria-prima aqui, se for mais competitiva, melhor ainda. Então, nós temos que equacionar toda essa situação, mas é muito positivo o investimento”, mencionou, referindo-se à concorrência com países como a Rússia.

Desenvolvimento com foco social

Além da infraestrutura produtiva, o governador listou como prioridade a ampliação de políticas sociais, como a regionalização da saúde, ampliação do ensino integral e a universalização do saneamento até 2027, por meio de PPPs. 

Riedel ainda criticou a ausência de compensações federais diante da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil e defendeu uma gestão pública focada na eficiência, sem aumento de tributos. 

“Lá no Estado a gente optou por não aumentar imposto. Nós ficamos com a alíquota de 17%, uma das menores do Brasil, desde que eu assumi o governo. Isso nos impõe um desafio muito grande a olhar com lupa a qualidade do gasto. E acho que está faltando um pouco disso no Brasil. A gente, ao invés de resolver problemas financeiros dos entes públicos por aumento de tributo, a gente resolve pela qualidade do gasto. Pôr lupa em cima, diminuir desperdício, aumentar a eficiência, qualidade na despesa fiscal, que é o que a gente tem buscado e é o caminho mais difícil”, afirmou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Compras no Centro de Campo Grande

Agosto apresenta 7º resultado positivo no setor de serviços e MS supera média nacional

Morre Militino, militante histórico do PT que se envolveu em briga com ex-governador de MS

Prefeitura de Campo Grande autoriza construção de escola de tempo integral no Jardim Centro-Oeste

Operação da PF no MS mira organização que movimentou R$ 32 milhões em contrabando

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

MT: polícia investiga vazamento do vídeo de noiva na casa de padre

Últimas Notícias

Mundo

Nestlé anuncia corte de 16 mil empregos para acelerar redução de custos

Medida a nível global foi tomada por CEO que assumiu o cargo em setembro

Cotidiano

Campo Grande define datas e servidores poderão ter até 7 dias de recesso no fim de ano

Durante o recesso de fim de ano, servidores terão que se revezar entre dois períodos para preservar a prestação dos serviços

Polícia

VÍDEO: Traficante é preso e adolescente apreendido após perseguição em MS

Dupla tentou fugir da polícia e foi perseguida, até que o veículo foi interceptado em frente a uma conveniência

Famosos

Gabi Moura: Quem é a tiktoker brasileira que polemizou no desfile da Victoria’s Secret

Gabi Moura dividiu opiniões ao desfilar no Victoria’s Secret Fashion Show; entenda a situação