Pular para o conteúdo
Política

Segunda fase da CPI do Consórcio segue para reta final e ouve quatro diretores da Agereg

CPI terá cinco etapas; na terceira parte serão ouvidos diretores e ex-diretores do Consórcio Guaicurus
Thalya Godoy -
Ônibus em Campo Grande acumulam irregularidades
Ônibus em Campo Grande acumulam diversas irregularidades e reclamações. (Divulgação, leitor Midiamax)

A segunda fase da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do irá terminar em 2 de junho. Estão previstas mais quatro oitivas com técnicos da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos) antes de chegar a vez dos diretores e ex-diretores do Consórcio Guaicurus, que devem responder às perguntas do colegiado sobre a gestão do contrato que é alvo de insatisfação da população.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

As últimas oitivas deste mês serão em 28 de maio. O primeiro a ser ouvido, às 13h, será o diretor da Procuradoria Jurídica e presidente da Junta de Análise e Julgamentos de Recursos da Agereg, Rodrigo Koei Marques Inoye.

A partir das 15h, quem responde às perguntas é o Diretor de Fiscalização e Auditoria Contábil da Agereg, José Corsine da Silva. 

Já no dia 2 de junho, às 13h, será ouvido o diretor de estudos econômico-financeiros da Agereg, Luciano Assis Silva. A última oitiva desta fase será às 15h, também com o diretor de estudos econômico-financeiros da Agereg, Renato Assis Coutinho. 

Na oitiva desta segunda-feira (26), o presidente da CPI, vereador Dr. Lívio (União), informou que no dia 4 de junho haverá uma reunião a portas fechadas entre os membros da comissão para organizar a próxima etapa. 

Diretores do Consórcio Guaicurus serão ouvidos

Ônibus do Consórcio Guaicurus pega fogo. (Reprodução)

A fase 3 da CPI iniciará em 9 de junho com diretores e ex-diretores do Consórcio Guaicurus. Nesta etapa, estão previstas oitivas com gestores e responsáveis pelo grupo de empresas para verificar a execução do contrato e a aplicação dos recursos públicos.

A intenção é investigar o Consórcio Guaicurus ouvindo diretores, sócios, gestores e analisando documentos para entender a aplicação dos recursos públicos. Além disso, também estão previstas vistorias nos ônibus, constatações in loco e auditoria nas tarifas.

Estão previstas cinco fases para a CPI do Ônibus. Depois de ouvir dirigentes do grupo de empresas (fase 3), o colegiado ainda irá ouvir a população e trabalhadores (fase 4) e elaborar o relatório final (fase 5). A previsão para a conclusão dos trabalhos é 17 de julho.

As cinco fases são para análise de documentos, diagnóstico inicial sobre o caso, oitivas iniciais, investigação sobre as empresas do Consórcio, conversa com a população e a elaboração do relatório final. O documento poderá terminar nas mãos da Justiça de MS.

‘Nada vai mudar’, diz ex-diretor da Agereg

agereg cpi consórcio ônibus
Ex-diretor da Agereg na CPI, Vinicius Campos. (Helder Carvalho, Midiamax)

Depois de afirmar que Consórcio Guaicurus ‘não vai trocar os ônibus tão cedo’ em Campo Grande, o ex-diretor da Agereg (Agência Municipal de Regulação), Vinícius Campos, disse que “nada vai mudar”. Em oitiva na CPI nesta segunda-feira (26), ganhou referência de “advogado do Consórcio” após defender as empresas que controlam o na Capital.

“A verdade é essa: esse contrato é inviável. Tanto para o Consórcio, quanto para o município. Ambas as partes estão insatisfeitas, podem fazer os TAGs que forem, não vai ser melhorado”, afirmou.

Logo, disse que “não vai ter ônibus com ar-condicionado, não vai vir ônibus zero, não vai vir”. O defendeu as empresas: “eles não têm dinheiro, não têm fluxo de caixa para isso”.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Subnotificada, colisão traseira soma 890 casos em MS; quem tem a culpa?

Programe-se: Agetran divulga ruas que serão interditadas neste domingo em Campo Grande 

Quem agredir ou desacatar profissionais de saúde em MS poderá pagar multa

Espaço kids é aposta para atrair famílias a restaurantes em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Pode levar garrafa d’água? Confira regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Ao tentar salvar irmãos, jovem é ameaçada de morte pelo padrasto em MS

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Inscrições para o Vestibular da UEMS terminam em novembro 

São 871 vagas em MS, para os câmpus da Capital e interior do Estado

Cotidiano

UFMS realiza Feira das Profissões a partir desta segunda-feira

A programação irá apresentar os cursos de graduação ofertados pela Universidade para os visitantes

Emprego e Concurso

Câmara de Cassilândia firma contrato com a Fapec para concurso público

O acordo firmado por meio de Dispensa de Licitação, tem valor total fixado em R$ 75,1 mil

Cotidiano

Justiça Eleitoral inicia plantão para regularização do título a partir desta segunda-feira

O atendimento ocorre até sexta-feira (24), das 8 às 18h