Pular para o conteúdo
Política

“Segurança também é direito de quem vive nas ruas”, diz representante nacional em Campo Grande

Presença da representante marcou audiência pública, proposta pela vereadora Luíza Ribeiro (PT)
Vinicios Araujo -
Joana D'Arc Basílio, durante discurso na Câmara. Foto: Vinicios Araujo/MídiaMax.

Durante audiência pública na Câmara Municipal de , realizada para discutir a adesão do município ao programa federal “Ruas Visíveis”, a coordenadora adjunta do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua (CIAMP-Rua), Joana d’Arc, fez um apelo direto à e criticou práticas que ela classificou como “higienistas e segregadoras”.

“Do mesmo jeito que as pessoas que pagam seus impostos e estão domiciliadas têm direito à segurança pública, nós, pessoas em situação de rua, também somos cidadãs dessa terra”, afirmou Joana, que participou do evento acompanhada do filho recém-nascido.

Ela denunciou relatos recebidos pelo Comitê Nacional de ações de internação compulsória e remoções forçadas em comunidades terapêuticas, comparando essas práticas a antigos manicômios. Para ela, essa abordagem desrespeita a dignidade das pessoas e ignora a raiz social da situação de rua.

“Enquanto a sociedade não encarar isso como uma prioridade, nada vai mudar. As pessoas vão para a rua porque é o último recurso, não por escolha”, afirma.

“Nada de nós, sem nós”

Representante da sociedade civil no comitê nacional, Joana também destacou a importância simbólica e prática de ser uma mulher preta, mãe e militante ocupando um espaço estratégico na construção de políticas públicas.

“Só a questão de eu ser uma mulher e estar num espaço de fala que acompanha e monitora as políticas para a população em situação de rua já diz para vocês o respeito que estão tratando a nossa política, que é a política para a população em situação de rua, e o lugar que esse governo [federal] tem colocado as pessoas na situação de rua, que é o lugar onde elas querem estar. O lugar onde elas se sentem à vontade para falar do que é melhor para si e o que é melhor para as outras pessoas que continuam na situação de rua”, ressalta.

Joana também destacou a necessidade de um comitê local ativo em para garantir o diálogo com as pessoas em situação de rua.

“O que falta para se instituir um comitê aqui? Para escutar essas pessoas que estão dispostas a dialogar e dizer o que querem. Não é assim que se faz política pública, empurrando solução pronta. É ouvindo. Não dá mais para fazer política sem ouvir quem vive essa realidade. A gente também vota, tem CPF, RG e quer ser reconhecido como cidadão de direito”, enfatiza.

Sobre a audiência

A audiência pública aconteceu na manhã desta segunda-feira (12/05), proposta pela vereadora Luiza Ribeiro (PT), reunindo autoridades e especialistas de diversos setores em torno da discussão do tema.

Campo Grande contabiliza 1.091 pessoas vivendo em situação de rua, das quais 1.064 estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. Os dados foram levantados em março de 2025 e fazem parte de um estudo realizado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua/POLOS-UFMG).

O “Plano Ruas Visíveis” envolve sete eixos elaborados pelo : Assistência Social e Segurança Alimentar; Saúde; Violência Institucional; Cidadania, Educação e Cultura; Habitação; Trabalho e Renda; e Produção e Gestão de Dados. O Plano abrange ainda iniciativas como o projeto Moradia Cidadã, o PAR (Pontos de Apoio da Rua), e destinação de recursos a cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CPMI do INSS retira de pauta quebra de sigilo do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi

Nestlé anuncia corte de 16 mil empregos para acelerar redução de custos

Campo Grande define datas e servidores poderão ter até 7 dias de folga no fim de ano

VÍDEO: Traficante é preso e adolescente apreendido após perseguição em MS

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Gabi Moura: Quem é a tiktoker brasileira que polemizou no desfile da Victoria’s Secret

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Luan sem Grana e Ana Costela se encontram em churrasco em MS: ‘cópias perfeitas’

Gravado em MS, vídeo da interação passa das 9 milhões de visualizações e tem confundido internautas nas redes sociais

Le Blog Maria Antonia

Anitta se encontra com rei Charles III durante evento na Inglaterra

A artista esteve acompanhada do Cacique Raoni e de outros líderes indígenas, reforçando o compromisso com causas ambientais e o diálogo intercultural.

Famosos

Mansão de Ana Castela tem ‘quarto das Barbies’, decoração com presentes de fãs e 110 chapéus; veja

Ana Castela é dona de uma mansão luxuosa em Londrina, no Paraná; saiba detalhes do imóvel

MidiaMAIS

‘Aqui é bar, não boate’: Boteco da Afonso Pena proíbe influencer de fazer dancinha e causa climão

Para clientes, bar deveria ter avisos sobre a proibição de dançar para evitar situações constrangedoras