Pular para o conteúdo
Política

Senadora Tereza Cristina irá integrar CPMI para investigar fraude no INSS

Estimativa é de que R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024, tenham sido desviados de aposentados e pensionistas
Thalya Godoy -
tereza carrefour lei da reciprocidade
Tereza Cristina, senadora por MS. (Jefferson Rudy, Agência Senado)

A senadora (PP-MS) será um dos membros da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que irá investigar a fraude no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A estimativa é de que R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024, tenham sido desviados de aposentados e pensionistas. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Na última quinta-feira (24), o Governo Federal iniciou o ressarcimento aos prejudicados pelo na autarquia previdenciária. Em , mais de 8 mil aposentados e pensionistas do INSS firmaram adesão a ressarcimento até a última sexta (18). O número representava 29,1% dos 28.854 beneficiários aptos a assinar o acordo no Estado.

A previsão é que as investigações no Congresso Nacional – entre senadores e deputados federais – inicie no segundo semestre. 

“Vamos investigar um dos maiores escândalos contra os brasileiros mais vulneráveis — entre eles, os aposentados rurais, que estão entre os mais afetados por essa fraude. Recursos da Previdência foram desviados dos que mais precisam. Mesmo com todos os alertas, ninguém agiu. Isso é inadmissível! Para onde foi esse dinheiro? Quem vai devolver? Quem pagará a conta?”, questionou Tereza Cristina. 

Acordo INSS

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tiveram valores indevidamente descontados começaram a ser ressarcidos desde quinta-feira (24). É necessário firmar acordo de pagamento por meio do aplicativo Meu INSS (confira abaixo como fazer).

Os pagamentos dos valores ocorrerão de maneira integral, corrigidos pelo IPCA, diretamente na conta onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício, a partir do dia 24 de julho. Assim, quem aderiu primeiro vai receber primeiro. Para receber no “primeiro lote”, o prazo de adesão era até segunda-feira (21).

Vale pontuar que a adesão não exige envio de documentos e permite que os beneficiários que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 recebam o valor de volta sem precisar entrar na Justiça, por via administrativa.

Quem pode aderir?

Nesse cenário, podem aderir ao acordo os beneficiários que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade após 15 dias úteis. A adesão não gera custos, sendo, portanto, gratuita.

Antes de assinar o acordo, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm a receber. No entanto, a adesão deve ser feita exclusivamente pelos canais: aplicativo Meu INSS (site ou app) ou agências dos Correios. Além disso, a Central 135 segue disponível para consultas e contestações, mas não realiza adesão ao acordo.

Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?

  • Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha;
  • Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um);
  • Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;
  • Clique em “Enviar” e pronto. Depois, é só aguardar o pagamento.
  • Importante que os aposentados e pensionistas estejam atentos aos prazos. As contestações seguem abertas e ficarão disponíveis até, pelo menos, 14 de novembro de 2025. Caso haja necessidade, o INSS admite possibilidade de prorrogação.

Como funciona o processo até a adesão ao acordo:

  • O beneficiário registra a contestação do desconto indevido;
  • Aguarda o prazo de 15 dias úteis para que a entidade responda;
  • Se não houver resposta, o sistema abre a opção para adesão ao acordo de ressarcimento.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria