Pular para o conteúdo
Política

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Taxação dos Estados Unidos contra os produtos brasileiros começa a valer a partir desta sexta-feira (1º)
Thalya Godoy -
lula carne trump
Presidentes Donald Trump e Lula. (Divulgação, Casa Branca e Marcelo Camargo, Agência Brasil)

A comissão diplomática de senadores brasileiros nos Estados Unidos tenta articular uma conversa entre os presidentes Lula e Donald Trump para tratarem do tarifaço de 50% contra o Brasil. A informação foi anunciada em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (28), após reunião com empresários brasileiros e norte-americanos na Câmara de Comércio dos Estados Unidos (U.S. Chamber of Commerce). 

No grupo, estão os senadores sul-mato-grossense Tereza Cristina (PP-MS) e (PSD-MS), que preside a CRE (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional) do Senado. 

Em coletiva de imprensa, Trad afirmou que o grupo viajou atrás de um “sim” dos Estados Unidos para abrir uma negociação entre os dois países. O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro — que se mudou para os Estados Unidos desde março — afirmou que trabalha para que o grupo de senadores não encontrem o diálogo. Sobre as críticas, Trad comentou que buscam uma restauração do relacionamento entre Brasil e Estados Unidos. 

“A gente não vai entrar batendo boca, até porque isso não agrega a ninguém […] estamos buscando uma pacificação, um estreitamento da relação que esfriou”, comentou Trad. 

O colega de delegação, senador Carlos Viana (PODE-GO), confirmou que foi proposta uma conversa entre os presidentes Lula e Donald Trump, até mesmo por ligação, para tratarem da sobretaxa que começa a valer a partir de sexta-feira (1º). A intermediação contaria com o apoio de alguns parlamentares americanos. 

“[Para que] a Câmara possa intermediar encontro entre os dois presidentes […] estamos dispostos a conversar sobre todas as áreas”, afirmou. 

Nas redes sociais, a senadora Tereza Cristina reforçou que o presidente brasileiro deveria ligar para Trump. “O presidente Lula deveria ligar sim para o presidente Trump. Aliás, já passou da hora. O Brasil não pode ser refém do populismo e da vaidade de quem governa”, afirmou.

Brics

O senador de Goiás também comentou que os Estados Unidos veem como ameaça à geopolítica estadunidense o fortalecimento do Brics no âmbito de satélites e militarismo. O exemplo mencionado foi o estreitamento das negociações entre Brasil e China. “Entendem que gera insegurança”, pontuou. 

Essa justificativa se junta às outras já alegadas pelos Estados Unidos para impor a taxação contra o Brasil. Donald Trump (Republicanos) anunciou em 9 de julho uma taxação de 50% aos produtos enviados pelo Brasil para o país norte-americano.

Sem citar provas, o presidente estadunidense justificou a medida como resposta a uma suposta censura do Brasil às big techs norte-americanas. Na carta, Trump ainda criticou o julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Agenda da comitiva

Durante esta manhã, os congressistas tiveram reuniões na Embaixada do Brasil, em Washington (DC), enquanto na parte da tarde o grupo esteve na sede da U.S. Chamber of Commerce. Lá eles se encontram com lideranças empresariais e representantes do Brazil-U.S. Business Council (Conselho de Negócios Brasil-EUA, em tradução live).

Na terça-feira (29), a delegação têm reunião com políticos do partido Republicanos, o mesmo partido de Donald Trump. 

No sábado (26) e no domingo (27), os parlamentares tiveram uma reunião preparatória. Além de Nelsinho e Tereza, Esperidião Amin (PP-SC), astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Fernando Farias (MDB-AL) participaram.

A reunião preparatória teve o objetivo de alinhar os principais pontos de discussão que vão ter com congressistas e empresários norte-americanos nos próximos dias. Além disso, os senadores Carlos Viana (Podemos-MG), Jacques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE) se juntaram aos colegas no domingo.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued