A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), afirmou durante coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (22), que o presidente Lula (PT) a considera para ser candidata ao Senado Federal em 2026.
Segundo a ministra, o presidente conversou com ela sobre as eleições do próximo ano. “O presidente Lula conversou comigo, achando que talvez seja importante eu ser candidata ao Senado. Na mesma semana da conversa, tinha saído ou saiu, em seguida, uma pesquisa que me colocou, considerando os votos, com mais de 30% em São Paulo. Mas, na mesma semana, me colocou bem posicionada em Mato Grosso do Sul.”
Ainda conforme a ministra, a conversa não foi definitiva. “Então, a conversa que eu tive com o presidente Lula não é definitiva, porque a gente não vai conversar disso antes do final do ano; é se eu estou achando que pode ser, que vale a pena você ser candidata ao Senado, porque o Brasil vai precisar de um Senado equilibrado, forte, racional”.
Simone citou a PEC da Blindagem como exemplo. “A PEC passou naquela hora da noite, na Câmara, e quem vai segurar a bronca, se não já virava lei e não cabe nem sanção, porque é uma emenda constitucional, não dava nem para o presidente vetar, porque não tem veto, nem sanção. Se não fosse o Senado Federal, nós, hoje, teríamos uma PEC que beneficia possíveis bandidos, políticos que se viriam protegidos sob o manto de uma PEC absolutamente imoral, até de crimes que não têm a ver com a política”.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Dáfini Lisboa)