Pular para o conteúdo
Política

“Soraya é nossa candidata à reeleição”, diz presidente do Podemos

Deputada, senadora e governador se reuniram para negociar possível fusão. Presidente regional do PSDB não participou
Marcus Moura -
Presidente nacional do PODEMOS conversou com imprensa após encontro com governador Riedel. (Fotos: Madu Livramento)

A senadora () é a prioridade do partido para a reeleição em 2026, afirmou a presidente nacional da sigla, deputada federal Renata Abreu, após reunião com o governador (PSDB) para tratar da possível fusão dos dois partidos, realizada no final da tarde desta quinta-feira (20).

O encontro durou cerca de 2 horas. Participaram a presidente, o governador, a senadora Soraya Thronicke e assessores. O presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja, não esteve presente.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“Soraya é nossa senadora, nossa pré-candidata à reeleição. É uma grande mulher. Sem dúvida, é uma prioridade do partido no Brasil e, naturalmente, isso é bom, conversar com ela, que é a nossa presidente estadual hoje”, disse Abreu após a conversa com o governador.

Ainda de acordo com a presidente, o PSDB deve decidir até março qual rumo tomar. Entre as opções na mesa estão propostas do MDB e também do PSD. Entretanto, conforme a senadora, dentro do Estado, membros do partido tucano sinalizaram maior preferência pela proposta do PODEMOS.

Senadora está entre pioridades da sigla para 2026, disse presidente.

Fusão e não incorporação

Outro ponto alto da negociação foi a posição clara do PSDB em não desejar ser incorporado a outro partido, o que, segundo os tucanos, não refletiria a importância histórica do grupo. Renata Abreu afirmou que o PODEMOS quer uma fusão com o PSDB e ressaltou a importância histórica da sigla.

“O PODEMOS e o PSDB formariam uma força política muito grande no país. O PSDB tem uma história, uma história de protagonismo no país, e o PODEMOS também. Temos sinergias que se complementam muito no país”, acrescentou.

Namoro com Leite e Lyra

Ela também afirmou que já está negociando a possível fusão com os governadores tucanos Eduardo Leite () e Raquel Lyra (Pernambuco). “Eduardo é muito amigo meu, Raquel também. Claro que você tem conjunturas regionais e cada estado tem a sua peculiaridade, mas eu entendo que eles são dois excelentes quadros e que querem o bem do PSDB”, afirmou.

Presidenciáveis

A deputada ainda afirmou que os governadores Eduardo Riedel e Eduardo Leite são possíveis nomes para uma campanha presidencial. “Eu até brinquei que são dois Eduardos, Eduardo Leite e Eduardo Riedel, duas pessoas muito jovens, bons gestores e os dois com postura de presidenciáveis. A gente elege primeiro o Eduardo Leite e depois a gente elege o Eduardo Riedel”, disse entre risos.

‘PSDB não está em extinção’

Em entrevista à CNN nesta semana, Eduardo Riedel comentou sobre o futuro do PSDB. Ele falou sobre a eventual união com outra sigla e disse que o partido não está em extinção.

“É uma mudança conceitual e precisamos lembrar que o Brasil está passando por uma reforma política. Antes, tínhamos forças políticas muito bem definidas e em menor número. Não consigo identificar 35 ideologias no Brasil, nem no mundo inteiro, para ter 35 partidos no país. Realmente apoio a reestruturação dos partidos e a diminuição que vem acontecendo naturalmente. O PSDB é um partido histórico e não sei se está em extinção”, afirmou.

Ele mencionou que, no atual cenário, partidos que perderam muito espaço têm sido pressionados a pensar e discutir com outras siglas a possibilidade de união. “Marconi Perillo tem conduzido conversas com diferentes frentes. Acho que o essencial é manter os valores do PSDB que o fundaram e fizeram as reformas no Brasil”, completou.

Perillo afirmou ‘priorizar continuidade’ do PSDB

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, disse que tem conversado com outras executivas para avaliar a fusão e afirmou que deve “priorizar a continuidade” do PSDB.

“Nós vamos continuar conversando, mas sem essa pressão exagerada de tomar uma decisão sem que haja uma convergência em torno das ideias. Não somos um partido qualquer, é um partido que tem uma grande história, tem um legado, tem uma imensa gama de serviços prestados ao país, e temos responsabilidade com essa história toda”, comentou.

Ainda segundo ele, a ideia da fusão surgiu para que os filiados pudessem ter um desempenho melhor nas eleições de 2026 para o Legislativo e também na disputa pelos Governos estaduais. Internamente, a fusão não foi descartada, mas ocorreria apenas se a nova formação mantivesse o nome PSDB ou uma abreviação que lembrasse o nome dos tucanos.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gabi Moura: Quem é a tiktoker brasileira que polemizou no desfile da Victoria’s Secret

Compras no Centro de Campo Grande

Agosto apresenta 7º resultado positivo no setor de serviços e MS supera média nacional

Morre Militino, militante histórico do PT que se envolveu em briga com ex-governador de MS

Prefeitura de Campo Grande autoriza construção de escola de tempo integral no Jardim Centro-Oeste

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Operação da PF no MS mira organização que movimentou R$ 32 milhões em contrabando

Últimas Notícias

Brasil

CPMI do INSS retira de pauta quebra de sigilo do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi

Parlamentares solicitaram quebra de sigilo no período em que Lupi esteve a frente da pasta

Mundo

Nestlé anuncia corte de 16 mil empregos para acelerar redução de custos

Medida a nível global foi tomada por CEO que assumiu o cargo em setembro

Cotidiano

Campo Grande define datas e servidores poderão ter até 7 dias de folga no fim de ano

Durante o recesso de fim de ano, servidores terão que se revezar entre dois períodos para preservar a prestação dos serviços

Polícia

VÍDEO: Traficante é preso e adolescente apreendido após perseguição em MS

Dupla tentou fugir da polícia e foi perseguida, até que o veículo foi interceptado em frente a uma conveniência