Pular para o conteúdo
Política

Soraya mostra vídeo de Bolsonaro e Moro na CPMI do INSS e senador rebate

CPMI que investiga os desvios milionários no INSS recebeu o ministro da CGU, Vinicius Carvalho
Fábio Oruê -
soraya inss cpmi
Senadores Soraya Thronicke e Sergio Moro. (Reprodução, TV Senado)

Durante encontro da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) exibiu um vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro admite mudanças na ‘área de segurança’ por investigações contra os próprios parlamentares.

O mesmo arquivo também expunha o pedido de ‘demissão’ do senador Sergio Moro (União Brasil-PR), na época, ministro da Justiça de Bolsonaro. O vídeo em questão foi exibido três vezes, a pedido de Soraya.

A primeira para todos, a segunda para uma internauta — que segundo Thronicke não tinha visto — e uma terceira vez para o deputado Pompeu de Mattos (PDT-RS).

A senadora sul-mato-grossense usava o microfone, durante oitiva do ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinicius Marques de Carvalho, para elogiá-lo pela postura diante das investigações sobre os descontos indevidos no INSS e criticar a influência que Bolsonaro exercia nos órgãos de controle durante a sua gestão.

“Julgaram o senhor o tempo inteiro, ministro, aqui. E eu me sinto aliviada pelo fato de o senhor não ter avisado nem o Presidente Lula e nem outros ministros, sinto-me aliviada, porque o senhor cumpriu com o seu dever”, disse Soraya.

Com a exibição do vídeo, o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), concedeu a palavra para Moro — já que ele estava no material. Por sua vez, o senador e ex-ministro culpou o governo do presidente Lula.

“As reclamações que explodiram a partir de 2023; nem havia o mesmo volume de desconto dos benefícios”, afirmou. Apesar disso, Moro admitiu que recebeu reclamações de descontos indevidos durante sua passagem pelo Governo Federal.

Confira:

Viana afirmou à imprensa, ainda durante a oitiva, que o depoimento do ministro da CGU explicitou falhas dos órgãos de controle brasileiros.

“O que está muito claro, a meu ver, nas falas do ministro da Controladoria-Geral da União, nos dados apresentados, é que todos os nossos mecanismos de controle contra a , contra o desvio de dinheiro, especialmente na Previdência, falharam”, opinou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued