Pular para o conteúdo
Política

Tentando manter Papy na presidência, PSDB articula às pressas reeleição antes do recesso da Câmara

Expectativa é que o projeto seja votado às pressas em regime de urgência e que a eleição ocorra antes do recesso parlamentar, que inicia em 16 de julho
Thalya Godoy -
Papy não comentou antecipação da eleição. (Reprodução/Câmara)

As eleições para a Mesa Diretora na Câmara de Vereadores de podem ser adiantadas, o que ocorreria cerca de seis meses após o último pleito e a um ano e meio antes do fim do atual mandato. Conforme apurado pelo Midiamax, a expectativa é que o projeto seja votado às pressas em regime de urgência e que a eleição ocorra antes do recesso parlamentar, que inicia em oito dias, em 16 de julho.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A intenção do (Partido da Social Democracia Brasileira) com este movimento é fortalecer o mandato de Epaminondas Vicente Silva Neto, o “Papy” (PSDB) na presidência da Mesa Diretora. O projeto já conseguiu o número suficiente de assinaturas para tramitar em regime de urgência. 

A medida ocorre quando o mandato de Papy chega a um quarto da conclusão. O tucano foi eleito em 1º de janeiro deste ano e pode continuar na função até dezembro de 2026. Caso seja reeleito, o tucano ocupará a cadeira de presidente até o fim da legislatura, em 2028.

Projeto em regime de urgência

O regimento interno da Casa de Leis não estabelece uma data exata para a eleição de renovação da Mesa Diretora, mas aponta como data-limite até 22 de dezembro do último ano do mandato da Mesa. A posse deverá ocorrer em 1º de janeiro do ano subsequente. 

Em nota encaminhada ao Midiamax, o líder da bancada do PSDB na Casa de Leis, vereador Victor Rocha (PSDB), informou que a proposta visa “garantir a estabilidade do Legislativo Municipal”. O grupo comunicou oficialmente, nesta terça-feira (8), o apoio à continuidade do mandato.

“Nós antecipamos as eleições da Mesa Diretora com o objetivo de garantir a estabilidade do Legislativo Municipal. Estamos atuando com uma Mesa que, neste primeiro semestre, demonstrou compromisso, organização e eficiência nos trabalhos. Na avaliação dos vereadores, a atual composição tem realizado um excelente trabalho, o que motivou essa decisão. O projeto de antecipação já foi protocolado em regime de urgência, conta com as assinaturas necessárias e está previsto para ser votado antes do recesso parlamentar”, informou Rocha.

Além da cadeira do presidente, a Mesa Diretora é composta por 1º, 2º e 3º vice-presidente e por 1º, 2º e 3º secretários. 

Composição da Mesa Diretora 2025/2026:

  •     Presidente: Epaminondas Neto, Papy (PSDB)
  •     1º Vice-presidente: André Salineiro (PL)
  •     2º Vice-presidente: Lívio Leite (União)
  •     3º Vice-presidente: Neto Santos (Republicanos)
  •     1º Secretário: Carlão (PSB)
  •     2ª Secretária: Luiza Ribeiro (PT)
  •     3º Secretário: Ronilço Guerreiro ()

Pressa

Na pressa da bancada tucana para divulgar a intenção, acabaram confundindo o nome completo de Papy com o do antigo ocupante do cargo, o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB). 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Em e-mail disparado à imprensa, na tarde desta terça-feira (8), o líder da bancada do PSDB na Casa de Leis, vereador Victor Rocha (PSDB), comunica o apoio do grupo à reeleição de Papy ao cargo, cujas eleições devem ocorrer no fim de 2026 inicialmente. A eleição, por unanimidade, em 1º de janeiro deste ano, garantiu ao tucano mandato de dois anos.

“A bancada do PSDB na Câmara Municipal de Campo Grande declarou, oficialmente, apoio à reeleição do vereador Carlos Augusto Borges, o Papy, à presidência da Casa de Leis. A manifestação reforça a confiança da legenda na condução equilibrada e responsável do atual presidente, que vem promovendo uma gestão pautada pelo diálogo, transparência e compromisso com o desenvolvimento da capital”, afirma parte da mensagem. Posteriormente, foi encaminhada uma errata com a correção do nome completo do tucano.

Eleição da Mesa Diretora

O PSDB forma a maior bancada na Câmara Municipal de Campo Grande, composta pelos cinco vereadores Dr. Victor Rocha (líder do partido), Professor Juari, Flávio Cabo Almi, Papy e Silvio Pitu. 

O comunicado destaca o “alinhamento de Papy com os princípios da boa governança e seu papel articulador dentro do Legislativo municipal”. O texto ainda elogia o tucano pelo diálogo com todas as bancadas e fortalecimento do “protagonismo do Legislativo”. 

Papy começou a articulação visando a Mesa Diretora logo após as eleições em outubro de 2024, reunindo assinaturas da maioria dos colegas. Junior Coringa (MDB) e Beto Avelar (PP) chegaram a tentar emplacar uma chapa, mas não obtiveram apoio.

O Midiamax procurou o vereador Papy e a assessoria do vereador dr. Victor Rocha para pedir uma nota sobre o assunto. O espaço segue aberto para manifestações. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Morada dos Baís

Com prêmios de até R$ 6 mil, concurso elegerá melhores fotos de patrimônios históricos e culturais de MS

TCE-MS aprova contas de 5 cidades de MS, mas impõe ressalvas por enxergar ‘pequenas’ irregularidades

Venezuela reforça fronteiras com Brasil e Colômbia após ataques de Trump

Bombeiros fazem buscas por corpo de homem no Rio Anhanduí em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

soraya cpi

CPI de senadora de MS para investigar planos de saúde fecha semana com 12 assinaturas

Últimas Notícias

Cotidiano

Sobe para 8,1 mil os casos confirmados de dengue em MS; 13,5 mil estão sob investigação

Os dados são referentes ao boletim da 41ª semana epidemiológica, divulgado pela SES nesta sexta-feira (17)

Economia

Brasil abre novos mercados para exportação do agronegócio

Alimentos para cães, sementes, carnes e mudas estão entre os produtos para exportação

Mundo

China acusa EUA de violar regras da OMC com tarifas recíprocas e guerra comercial global

Desde 2023 a China emite relatórios sobre o desempenho americano na OMC, destacando o bullying comercial cometido pelos EUA

Cotidiano

Justiça Eleitoral realiza plantão de atendimento para eleitores que desejam regularizar título

Serão oferecidos serviços de cadastro biométrico, transferência de local de votação e atualização de dados