Pular para o conteúdo
Política

Tereza Cristina alerta ministro da Defesa sobre fronteiras secas: ‘Facções têm tomado conta’

Presidida por Nelsinho Trad, a CRE recebeu o ministro José Múcio Monteiro Filho
Dândara Genelhú -
tereza cristina
Tereza Cristina em reunião da CRE. (Andressa Anholete/Agência Senado)

A CRE (Comissão de Relações Exteriores) recebeu o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, nesta terça-feira (30). Vice-presidente da Comissão, a senadora Tereza Cristina (PP) alertou o chefe da pasta sobre os perigos das fronteiras secas no país, inclusive em .

Senadora por MS, Tereza lembrou que o Estado faz divisa com outros países. “Venho de um estado de fronteiras. Muito nos preocupa a fronteira seca; só com o Paraguai, são mais de 700 km. Sabemos todos os problemas que há, contrabandos, drogas, e que as facções têm tomado conta, infelizmente, de nosso território”, relatou ao ministro.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Presidida por (PSD), a Comissão recebeu o ministro após pedido do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Assim, Múcio forneceu informações sobre as atividades do Ministério e ações estratégicas.

Questionamentos ao ministro

A senadora por MS ainda questionou sobre o monitoramento das fronteiras. Em seguida, avaliou que “o Sisfron está muito devagar por falta de recursos”. Além disso, pontuou que “também nos preocupa a fronteira norte com a Venezuela”.

Assim, explicou que existe “movimento dos Estados Unidos, que colocou frotas para afundar barcos criminosos”. Desta forma, o ministro defendeu orçamento com percentual fixo para a Defesa Nacional.

“Precisamos ter previsibilidade, pode ser 2% ou 1,5% [das despesas correntes]”, explicou. “Nós temos equipamentos, mas faltam combustível, peças e munição. Tudo isso por falta de recursos”, informou aos senadores.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Com alerta de tempestade, tempo vira em Campo Grande após calor

Últimas Notícias

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued

Polícia

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

A ocorrência segue sob investigação da polícia

Esportes

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

O futebol foi praticamente deixado de lado e o resultado que mais importa