Pular para o conteúdo
Política

Tereza mira ‘ameaça’ a brasileiros e lidera audiência para apurar investigação norte-americana

Órgão dos EUA abriu investigação contra o Brasil por suspeitas de prejuízo à economia do país
Vinicios Araujo -
tereza
O debate acontece a pedido da senadora Tereza Cristina, relatora da comissão que trata do 'tarifaço' de Donald Trump. (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)

A senadora (PP-MS), vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, conseguiu aprovar um requerimento de que vai apurar as circunstâncias da investigação norte-americana contra o Brasil. Em 15 de julho deste ano, o USTR, traduzido para o português como ‘Representante Comercial dos Estados Unidos‘, iniciou investigação contra o Brasil para apurar condutas lesivas à economia norte-americana; mas, para a senadora, é preciso entender as implicações sobre o Brasil.

“A audiência será oportunidade para obter, de autoridades brasileiras, representantes do setor privado dos dois países e especialistas, atualizações sobre o andamento do processo da Seção 301 e da defesa dos interesses pátrios potencialmente afetados, além de debater, no âmbito da Comissão, possíveis ações complementares para salvaguardar o comércio, o sistema financeiro e a economia nacionais”, afirma o requerimento da audiência.

Tereza destaca que a investigação da Seção 301 pode ser utilizada para buscar justificar sanções comerciais adicionais a serem impostas pelos EUA. “Nesse sentido, pode representar um risco real às exportações, ao sistema financeiro e à economia brasileiros”, alerta a senadora, que vê na realização da audiência pública
a chance de interlocução sobre as Relações Econômicas Bilaterais com os EUA.

“Permitirá que a comissão exerça seu papel institucional de reunir informações das diversas partes envolvidas para construir um quadro claro dos interesses, motivações e forças atuantes em ambos os lados e de buscar canais de interlocução com atores-chave nos dois países”, frisa o documento.

A comissão temporária que acompanha o desdobramento das taxações norte-americanas às exportações brasileiras decidiu, então, pelo acatamento da audiência nesta terça-feira (2). A previsão é de que o debate já aconteça no dia 24 deste mês.

Além disso, a comissão aprovou nesta terça o plano de trabalho do grupo, também elaborado pela senadora.

Entenda

O órgão que coordena a política comercial internacional dos EUA tem utilizado a Seção 301 do Código Comercial norte-americano para apurar supostas práticas irregulares do Brasil em diversas áreas.

Estão incluídas nas investigações, por exemplo, as acusações de que o Supremo Tribunal Federal praticou em redes sociais e de que o Pix seria uma forma de concorrência desleal com serviços de pagamento norte-americanos.

Tereza Cristina afirmou que, durante a visita da comissão temporária aos EUA, em julho, o grupo recebeu de empresários e parlamentares norte-americanos a orientação de que é preciso ter uma “participação ativa e coordenada” no processo do USTR.

*Com informações da Agência Senado.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued