Pular para o conteúdo
Política

TSE julga Álvaro Urt inelegível e Bandeirantes terá eleições suplementares

Plenário do TSE acompanhou voto do ministro relator André Mendonça, que negou recurso
Mariane Chianezi -
prefeito urt eleições
Álvaro Urt (PSDB) foi eleito prefeito, mas está inelegível. | (Reprodução, Redes Sociais)

Na manhã desta quinta-feira (29), o Plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julgou o recurso do Álvaro Urt () que tentava reverter sua inelegibilidade e assumir o mandato. Urt recebeu a maioria dos votos para assumir o Executivo nas eleições de 2024, mas teve candidatura indeferida por inelegibilidade.

Por unanimidade, os ministros negaram provimento ao recurso e, agora, deverá ter eleição suplementar, que será definida pelo (Tribunal Regional Eleitoral).

O relator do recurso foi o ministro André Mendonça, e os demais ministros acompanharam e votaram contra o recurso. Esta foi a segunda vez que ele venceu uma eleição, mas não pôde tomar posse.

Decisão do TSE indeferiu a candidatura dele e barrou a terceira candidatura após eleição no município, a 74 quilômetros de . Decisão de 10 de outubro do TSE se baseia na cassação de Urt como prefeito do município, em decorrência de infrações político-administrativas entre 2016 e 2020.

“O Tribunal, por unanimidade, negou provimento ao agravo interno, determinando, de imediato, a realização de nova eleição para os cargos de prefeito e de vice-prefeito do Município de Bandeirantes/MS, independentemente da publicação do acordão e da interposição de eventuais recursos pelas partes, nos termos do voto do Relator”, julga o TSE.

Plenário do TSE julgou recurso nesta quinta-feira (29) | (reprodução)

A reportagem entrou em contato com o TRE-MS para apurar se eleições no município já têm data para acontecer, mas ainda não houve retorno. Álvaro Urt (PSDB) também foi procurado, mas até o fechamento do material não havia se posicionado.

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu

Em abril, o Midiamax esteve em Bandeirantes e conversou com os moradores sobre a indefinição que segue na prefeitura. Mais de 5,5 mil eleitores de Bandeirantes compareceram às urnas em 2024 para eleger um novo prefeito. Por volta das 17h30 de 6 de outubro daquele ano, conheceram o mais votado. Contudo, quatro dias depois veio o déjà vu: a candidatura indeferida não garantiu a posse do eleito e nem novas eleições para o município, a 74 quilômetros de Campo Grande.

Desde então, o município enfrenta cenário parecido com o pleito de 2020. Alvaro Urt (PSDB) foi eleito naquele ano e em 2024 para comandar o Executivo, mas está inelegível. Enquanto isso, o presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Marcelo Abdo (PP), assumiu a cadeira de prefeito interino.

Nas eleições municipais daquele ano, com votação em 15 de novembro, o candidato eleito também teve candidatura indeferida. A definição de um novo prefeito aconteceu quase um ano depois, em 7 de novembro de 2021.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued