Pular para o conteúdo
Política

TSE mantém decisão contra suplente por propaganda irregular em Amambai

Valdecir levou decisão do TRE para ministros da instância superior, mas argumentação foi insuficiente para alterar resultado
Vinicios Araujo -
Valdecir chegou a ser condenado no TRE, mas levou decisão para a Suprema Corte Eleitoral. (Foto: Divulgação)

O suplente de vereador Valdecir Souza de Oliveira, o Valdecir Tripa (PP), de , encara o plenário do Tribunal Superior Eleitoral nesta semana, diante da decisão do ministro Floriano de Azevedo Marques, em que foi negado seguimento ao recurso interposto, mantendo a sua condenação por propaganda eleitoral irregular nas eleições de 2024.

A decisão se fundamentou na intempestividade do agravo, que foi apresentado fora do prazo legal de três dias.

Conforme a decisão do TSE, o processo teve origem em uma representação movida por Janete Moraes Obal Cordoba, candidata à à época.

Ela acusou Oliveira de divulgar propaganda eleitoral em endereços eletrônicos não comunicados previamente à Justiça Eleitoral. A prática, segundo a decisão, contraria o artigo 57-B da Lei 9.504/97 e o artigo 28 da Resolução-TSE 23.610.

A condenação, estabelecida em primeira instância pela 1ª Zona Eleitoral e confirmada pelo (Tribunal Regional Eleitoral de ), fixou uma multa de R$ 5.000,00 a Valdecir Tripa.

Na decisão monocrática, o ministro relator destacou que a decisão que recusou o recurso anterior foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico, em 16 de dezembro de 2024, estabelecendo o prazo final para o recurso em 19 de dezembro do mesmo ano.

Contudo, a defesa de Oliveira protocolou o agravo somente em 20 de dezembro de 2024.

Os advogados do suplente argumentaram que a publicação não teria ocorrido na data informada, apresentando como prova uma captura de tela de uma busca sem resultados no sistema do Diário da Justiça Eletrônico.

O ministro relator do TSE, no entanto, considerou que a imagem não é um documento oficial apto a comprovar a ausência de publicação e que a certidão emitida pela Secretaria Judiciária do tribunal de origem possui presunção de veracidade.

Quanto ao mérito do caso, que não chegou a ser analisado pelo TSE devido à questão processual, a defesa de Valdecir alegava uma falha técnica na transmissão dos dados de seu registro de candidatura, o que teria ocasionado a omissão dos endereços eletrônicos.

Os advogados alegaram ainda a ausência de conhecimento prévio sobre a irregularidade, a invalidez das capturas de tela como prova e a desproporcionalidade da multa aplicada. O acórdão do TRE-MS, por sua vez, havia mantido a penalidade.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued