O vereador Maicon Nogueira (PP) entrega, ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul, na tarde desta segunda-feira (20), o relatório que construiu sobre irregularidades do Consórcio Guaicurus, empresa responsável pelo transporte público de Campo Grande.
O parlamentar foi membro da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara que investigou o contrato da empresa. A Casa de Leis concluiu o trabalho, mas Maicon também resolveu fazer um levantamento separado.
Nogueira explica que gostaria de incluir alguns pedidos na investigação. No documento que o vereador vai entregar ao MP está inclusive o pedido de intervenção da Prefeitura de Campo Grande no contrato bilionário de concessão do transporte coletivo.
Durante os meses de investigação, a CPI da Casa de Leis coletou mais de 600 denúncias contra o serviço, que também ouviu cidadãos em audiência popular, para expor toda a precariedade enfrentada pelos usuários.
O relatório final da CPI concentrou diversas irregularidades elencadas durante os trabalhos da comissão, iniciados em março, dos quais se destacam o estado de sucateamento da frota, com mais da metade dos ônibus com vida útil superior ao estabelecido em contrato, além da ausência de fiscalização das agências de regulação do município e a constante alegação de déficit financeiro por parte do Consórcio, mesmo diante do lucro bilionário obtido ao longo dos anos de contrato.
Diretores e ex-diretores do Consórcio Guaicurus foram alvo de pedido de indiciamento. Há também solicitação de responsabilização para integrantes das agências de trânsito e de regulação do município, que em tese deveriam fiscalizar a execução adequada do contrato e do serviço, mas teriam negligenciado pontos essenciais, como a contratação de seguro de indenização e a renovação da frota.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.