Pular para o conteúdo
Política

Vereadores aprovam projeto do Executivo com alterações no IPTU de Campo Grande

Proposta foi aprovada em única discussão na Câmara
Dândara Genelhú -
iptu Refis PMCG
Contribuintes na Central do IPTU. (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Os vereadores de aprovaram, em única discussão, o Projeto de Lei Complementar nº 981/2025, que promove alterações no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O projeto é do Executivo da Capital e passou pela sessão desta terça-feira (16).

As alterações são nos critérios de: edificabilidade; aplicação de alíquotas do IPTU a imóveis não edificados situados em loteamentos fechados urbanos; e atualização da base de cálculo do tributo.

Audiência pública debateu o tema em 29 de agosto. Além disso, a matéria passa com emendas dos vereadores.

André Salineiro (PL); Carlos Augusto Borges, o (PSB); Epaminondas Neto, o Papy (); e Luiza Ribeiro (PT) apresentaram emendas.

Emendas

Nas emendas, os vereadores impediram aumento de tributos municipais. Assim, retiraram artigo que previa elevação da alíquota de 0,50% para 0,75% do valor venal dos imóveis não edificados.

Ademais, uma das emendas assegurou o direito dos contribuintes “antes de majorar a alíquota, garantir o exercício do direito ao contraditório e a ampla defesa a ser exercido pelo contribuinte, medida justa e razoável que deve ser assegurada”, consta em uma das alterações.

Por fim, preveem justiça fiscal para moradores de condomínios fechados. Então, garantem a alíquota em 1% durante os sete primeiros exercícios fiscais subsequentes ao primeiro fato gerador. Isso após a individualização das respectivas inscrições imobiliárias.

Vale lembrar que a proposta do Executivo previa três anos com esta alíquota.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued