Pular para o conteúdo
Política

Vereadores bolsonaristas divergem sobre protagonismo de Tarcísio em meio à crise com EUA

Governador de São Paulo tem dividido opinião de bolsonaristas em todo o país; Tarcísio é presidenciável pela centro-direita em 2026
Vinicios Araujo -
Bancada do PL na Câmara Municipal de Campo Grande. (Divulgação, CMCG)

Os vereadores bolsonaristas de Campo Grande, André Salineiro e Rafael Tavares, ambos do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, pensam de forma diferente quanto ao protagonismo do governador de e potencial candidato à presidência em 2026, Tarcísio de Freitas (Republicanos), acerca da mediação na crise enfrentada entre o governo brasileiro e o presidente estadunidense, Donald Trump.

Para Salineiro, “Tarcísio está fazendo neste momento o papel de articulador, pois sabe da gravidade das consequências”. O parlamentar considera que o governador paulista “tem competência e motivos para tomar a frente na tentativa de convencimento político” e crê que o presidente Trump pode ser sensibilizado.

“Não só por ele [Tarcísio], mas pela comitiva de parlamentares ligados a Bolsonaro. Tarcísio está fazendo um ótimo trabalho em SP e, durante toda sua jornada, demonstrou lealdade ao presidente”, afirmou.

Já Rafael Tavares não vê articulação pró-direita em Tarcísio. O parlamentar atribui protagonismo ao filho do ex-presidente Eduardo Bolsonaro, que está morando nos Estados Unidos.

“Tarcísio é governador de São Paulo e está se manifestando em defesa dos empresários de São Paulo. Quem está à frente dessa articulação da direita com os Estados Unidos é Eduardo Bolsonaro, deputado que está licenciado, perseguido por Alexandre de Moraes e que conversa diretamente com o Trump”, afirmou ao Midiamax.

Segundo Tavares, a única forma de o Congresso Nacional aqui do Brasil resolver essa situação é concedendo anistia ampla e restrita para todos os perseguidos do 8 de janeiro, permitindo que Bolsonaro dispute as eleições de 2026 e instaurando processo de ao ministro do Superior Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

“Se o Brasil tentar peitar os Estados Unidos como o Lula bravateiro falou alguns dias atrás e já recuou em relação à reciprocidade, vai piorar a situação do Brasil. Vai causar desemprego, empresas vão fechar. Então o Congresso Nacional tem o poder de resolver essa situação com essas condições impostas pelo governo americano”, afirmou o parlamentar.

A correligionária Ana Portela, filha do presidente regional do PL em , Tenente Portela, adotou posicionamento ameno, sem atribuir protagonismo ao governador paulista. Em nota ao Midiamax, ela pontua que “a direita é muito forte no Brasil e nós sempre precisamos mostrar essa força, seja nos discursos ou em quem está do nosso lado”.

Ana lembra que Tarcísio esteve ao lado de Bolsonaro nas últimas manifestações e demonstrou apoio ao ex-presidente, a quem ela chama de “nosso grande líder”.

“As escolhas do presidente Bolsonaro serão o caminho que iremos seguir. Infelizmente, a força dele tem assustado a esquerda e um STF manipulador e estamos vendo essa perseguição, que tem repercutido internacionalmente e ocasionou no apoio do presidente Trump ao Bolsonaro. O que nós queremos é o fim de perseguições políticas e ideológicas”, afirmou.

Reunião com empresários

Ontem, Tarcísio reuniu cerca de 15 representantes de entidades para debater os impactos das taxações impostas pelo presidente Donald Trump, que impactam diretamente a economia do principal centro econômico do país.

Segundo o UOL, o encontro entre governador e os empresários durou cerca de 1h30, no Palácio dos , na zona sul de São Paulo.

O encontro foi marcado para as 10h e se encerrou por volta das 11h40. Participaram da reunião, além de Tarcísio, os secretários Arthur Lima, da Casa Civil do Estado de São Paulo; Jorge Lima, do Desenvolvimento Econômico; e Laís Vita, de Comunicação.

O objetivo da reunião foi mapear um diagnóstico sobre a situação do empresariado paulista impactado pelo tarifaço de Trump, em especial setores mais afetados no estado, como os exportadores de suco de laranja e de carne.

O diagnóstico deverá ser entregue ao Governo Federal, que também mobiliza encontros com entidades representativas. O vice-presidente Geraldo Alckmin tem liderado os trabalhos de negociação com o governo norte-americano e, ontem, esteve reunido também com empresários do e da indústria, que pediram a busca do governo brasileiro na prorrogação do prazo para início das taxações, com Trump.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E você pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued