Pular para o conteúdo
Política

Vereadores podem aprovar criação da Fundação Municipal de Campo Grande nesta terça

Projeto ajusta a estrutura da administração para a criação da Fundação de Cultura
Fábio Oruê -
Câmara de Campo Grande. (Arquivo, Jornal Midiamax)

Os vereadores de Campo Grande votam a criação da Fundação Municipal de em sessão nesta terça-feira (13). Alteração na Lei dos Ecopontos Culturais também entrou na pauta.

Em única votação e discussão, a pauta do legislativo municipal prevê o Projeto de Lei n. 11.813/25, de autoria do Executivo, que traz a criação da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande. O PL dispõe sobre a adequação da estrutura da administração direta e indireta para comporta a nova pasta.

Para a criação da nova fundação passar na pasta, bastará apenas aprovação da maioria simples, ou seja, 15 votos. Caso isso aconteça, o texto vai para promulgação. A partir disso, a prefeitura poderá criar a nova estrutura.

Atualmente, o município possui a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e ), que abrange a Secult (Secretaria Executiva da Cultura), que é um setor mais ligado à cultura.

Conforme o site oficial da prefeitura, é nessa secretaria executiva que são feitas ações como exposições, gestão da Casa de Cultura, assim como onde são publicados editais para fomento à cultura e credenciamento de artistas, por exemplo.

Dessa forma, uma fundação municipal de cultura ficará responsável por conduzir as políticas públicas de cultura no âmbito municipal em Campo Grande. Terá a missão de aproximar mais a gestão municipal do setor, para desenvolver a cultura na cidade.

sectur
Sede da Sectur em Campo Grande (Reprodução, )

Outro projeto

Também entrou na pauta, em segunda discussão e votação, a alteração da lei que criou os Ecopontos Culturais, de 2017. As alterações, do presidente da Câmara, Epaminondas Neto, o Papy (), dizem sobre o descarte e catalogação de livros.

Em novo parágrafo, os materiais só podem ir para doação — mediante requerimento —, seguindo a classificação por faixa etária, após a avaliação e catalogação nos Ecopontos culturais. Também ficaria proibida a incineração dos livros didáticos e obras literárias que sejam inapropriados para doação. Esses itens precisam ir para a reciclagem.

Por fim, quem descartar esses itens em local diferente do determinado receberá multa no valor determinado pela prefeitura.

vereador papy câmara
Vereador Papy (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued