Pular para o conteúdo
Política

‘Zelando pelo equilíbrio’: prefeito proíbe cabelos malucos em escolas de Antônio João

Decreto que formaliza a medida proíbe cabelos coloridos, estilos e acessórios 'extravagantes' nas escolas
Dândara Genelhú -
antonio joão prefeito
Prefeito de Antônio João, Marcelo Pé. (Reprodução, Prefeitura de AJ)

Em , escolas e unidades de ensino públicas serão proibidas de realizar o Dia do Cabelo Maluco. Assim, o prefeito Marcelo Pé () decretou a medida nesta quinta-feira (9). “Zelando pelo equilíbrio entre liberdade e neuroproteção”, justificou sobre a proibição.

Ao Midiamax, o prefeito informou que “a proibição de cabelos com cores, estilos ou acessórios extravagantes deve ser interpretada não como ato punitivo, mas como medida de saúde sensorial e pedagógica”.

Então, disse que os cabelos podem causar diversos estímulos para as crianças. “Num ambiente voltado ao neurodesenvolvimento e à inclusão verdadeira, menos estímulo visual significa mais acolhimento, foco e segurança emocional”, afirmou.

O prefeito comentou que “têm tantas outras atividades importantes para as crianças infantis que nós fazer ao invés do cabelo maluco”. Além disso, apontou o lado dos responsáveis. “Acaba gerando uma disputa, uma concorrência, um gasto para muitas mães”, disse.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Punição?

Apesar da proibição, Marcelo destacou que não é possível punir pais que enviarem os filhos com o ‘cabelo maluco’. “As nossas escolas e centros de educação infantil estão vedados de fazer esses eventos no município de Antônio João. Se o pai ou a mãe quiser fazer isso com o filho dele fora do ambiente escolar, aí já não é uma responsabilidade do município, é algo particular da família”.

Por fim, destacou que no “município, as nossas instituições, a partir da Secretaria de Educação, fica vedado fazer esse tipo de atividade no município de Antônio João”.

Decreto

O município formalizou a proibição com o Decreto nº 479/2025. Assim, veda “a realização de atividades pedagógicas ou eventos que possam expor crianças e adolescentes a situações de constrangimento, discriminação, ridicularização ou que desvirtuem os objetivos educacionais e formativos da escola”.

No texto, o prefeito proíbe a ‘semana do cabelo maluco’ ou eventos com “exposição da imagem dos alunos de modo depreciativo, jocoso ou discriminatório”. Ademais, veda a “realização de atividades ou o uso de cabelos com cores, estilos ou acessórios extravagantes, que destoem da naturalidade e simplicidade adequadas ao ambiente escolar”.

LEIA – Febre nas redes sociais, ‘Cabelo Maluco’ vai além da brincadeira e estimula criatividade e expressão

Demais atividades

A solicitação de quantias para auxílio de festividades também possui trecho dedicado no decreto. “Fica expressamente proibida ainda a solicitação, arrecadação ou cobrança de qualquer valor financeiro aos pais, responsáveis ou alunos, sob qualquer pretexto, para a realização de eventos, atividades comemorativas, festivas ou pedagógicas”, define o prefeito.

Então, destacou no texto que demais atividades devem estar no plano pedagógico para legalidade do evento. Portanto, as ações devem reforçar “o respeito à diversidade, à dignidade e à identidade individual dos alunos,
observando os princípios da igualdade e da inclusão previstos na legislação educacional”.

*Matéria alterada às 17h45 para acréscimo de informação do decreto após publicação da medida.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued